terça-feira, 5 de março de 2013

Stratovarius – Nemesis (2013)



1. Abandon
2. Unbreakable
3. Stand My Ground
4. Halcyon Days
5. Fantasy
6. Out Of The Fog
7. Castles In The Air
8. Dragons
9. One Must Fall
10. If The Story Is Over
11. Nemesis

Sejamos sinceros, desde Infinite (2000) que os finlandeses do Stratovarius não lançavam algo que pudesse ser digno de empolgação. E com todas as confusões que envolveram a banda nos últimos anos, que resultaram nos fraquíssimos Polaris (2009) e Elysium (2011), a expectativa para Nemesis eram as piores possíveis. Some-se a isso o fato de que o gênero do Metal Melódico anda mais do que saturado desde o inicio dos anos 2000.

Primeira coisa a ser dita aqui é que, me perdoem os fãs mais die hard, Timo Tolkki não faz a mínima falta a banda. E isso nos leva a outra questão muito importante. Se você é fã das antigas e espera aquele Stratovarius carregado dos clichês do Metal Melódico, cheio de virtuosismos e velocidade, pode passar longe de Nemesis. O que temos aqui é uma reinvenção da banda, que soa mais direta, com arranjos cadenciados, melódicos, riffs pesados e muitos teclados.

“Abandon”, a faixa de abertura, é um ótimo cartão de visitas e retrata bem o que o ouvinte irá escutar nas dez músicas seguintes. Pesada, rápida, com ótimos riffs e boas orquestrações. “Unbreakable”, primeiro single desse álbum, mantém o peso da abertura e tem ótimas quebras de tempo. “Stand My Ground” tem uma pegada mais moderna e uma levada mais rápida, sendo uma excelente faixa. Mas talvez a faixa que mais cause impacto é “Halcyon Days”, bem cadenciada, pesada e recheada de elementos eletrônicos. É quase dançante. Após essa abertura que impressiona, a banda se acomoda um pouco e as faixas se alternam entre mais comerciais, como “Fantasy” e mais pesadas, na linhas das primeiras, mas sem o mesmo brilhantismo. Para encerrar, temos uma ótima balada, “If The Story Is Over” e a excelente faixa título, que volta a elevar o nível do trabalho.

Nemesis não é um álbum brilhante a ponto de poder rivalizar com Visions, a obra prima da banda, mas indiscutivelmente, passa longe do fracasso dos últimos álbuns da banda e acaba por deixar um saldo positivo. O melhor trabalho do Stratovarius desde os anos 90.

NOTA: 7,5




Nenhum comentário:

Postar um comentário