quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Turisas – Turisas2013 (2013)




Turisas – Turisas2013 (2013)
(Century Media - Importado)

01. For Your Own Good
02. Ten More Miles
03. Piece By Piece
04. Into The Free
05. Run Bhang-Eater, Run
06. Greek Fire
07. The Days Passed
08. No Good Story Ever Starts With Drinking Tea
09.
We Ride Together

Na maior parte do tempo, admito que resenhar álbuns de Rock/Metal é uma atividade bem divertida. Em uma época onde tudo é corrido e as pessoas mal possuem tempo de parar e fazer uma audição mais apurada do que estão ouvindo é inegável o prazer de poder escutar um lançamento diversas vezes, com calma, podendo prestar atenção em cada detalhe, cada nuance das músicas. Como tudo na vida tem dois lados, a parte chata é quando você se depara com um trabalho de alguma banda que curte muito, mas ele não corresponde as suas expectativas. Coisas da vida!
Todo fã de Viking/Folk Metal conhece bem o Turisas. Com 3 ótimos álbuns na carreira, Battle Metal (04), The Varangian Way (07) e Stand Up And Fight (11), existia toda uma expectativa por seu novo trabalho, programado para sair esse ano. E infelizmente, alguns vão se sentir bem frustrados. O estranhamento já começa com o título do álbum, nada inspirado. Será que não tinham mesmo um nome melhor para dar? Quando a primeira faixa, “For Your Own Good”, sai dos falantes, você começa a ficar preocupado. Apesar de até possuir um clima alto astral, essa é uma música bem acessível, sem aquelas passagens épicas e orquestradas que marcaram a carreira da banda. Já “Ten More Miles” faz o ouvinte respirar um pouco mais aliviado, afinal é uma música mais ao estilo Turisas, com alguns ótimos coros no decorrer de seu andamento.  Mas falta algo, aquele impacto, aquele ar bombástico e épico que caracterizava o som da banda. A situação dá uma normalizada nas duas faixas seguintes, “Piece By Piece” e “Into The Fire”, energéticas, contagiantes e que equilibram muito bem peso e melodia. Certamente vão te fazer bater cabeça. Mas então a coisa volta a desandar com “Run Bhang-Eater, Run”. Ela até começa bem, com uma influência legal de musica oriental e um clima festeiro e épico, mas sabe-se lá porque, no meio da música resolveram parar com tudo e colocar um jazz com gemidos femininos ao fundo. Por mais que tudo volte ao normal depois, quebraram totalmente o ritmo de uma música que tinha tudo para ser a melhor do álbum. A partir daí os momentos vão se alternando entre aqueles que te arrancam um sorriso, como na intensa e soturna “Greek Fire” e outros que apesar de não fazerem feio, não empolgam tanto quanto deveriam.
Indiscutivelmente, Turisas2013 é um contraponto a toda pompa e opulência do trabalho anterior, Stand Up And Fight. Mesmo que as orquestrações e os coros ainda estejam presentes, a verdade é que se afastaram um pouco do caminho que vinham trilhando nos álbuns anteriores, o que é até louvável em se tratando de um estilo musical que começa a dar sinais de esgotamento devido ao excesso de bandas. Se por um lado devemos bater palmas pela coragem de ir além dos limites impostos, por outro lado não podemos fechar os olhos para o fato de que falta algo aqui. Esse não é um álbum ruim, mas é certamente a obra menos convincente da discografia do Turisas.

NOTA: 7,5




Nenhum comentário:

Postar um comentário