terça-feira, 24 de setembro de 2013

Volbeat – Outlaw Gentlemen & Shady Ladies (2013)




Volbeat – Outlaw Gentlemen & Shady Ladies (2013)
(Universal – Importado)

01. Let’s Shake Some Dust
02. Pearl Hart
03. The Nameless One
04. Dead But Rising
05. Cape Of Our Hero
06. Room 24
07. The Hangman’s Body Count
08. My Body
09. Lola Montez
10. Black Bart
11. Lonesome Rider
12. The Sinner Is You
13. Doc Holliday
14. Our Loved Ones

Goste ou não da proposta apresentada pelos dinamarqueses do Volbeat, após a audição de Outlaw Gentelmen & Shady Ladies o ouvinte/leitor não vai poder negar que estamos diante de uma das bandas mais criativas e originais do atual cenário. A mescla de estilos apresentados em sua música é algo de se espantar. Metal, Hard Rock, Classic Rock, Punk, Country, Rockabilly, Pop, uma colcha de retalhos que teria tudo para dar muito errado. Mas o quarteto formado por Michael Poulsen (vocal/guitarra), Rob Caggiano (guitarra, ex Anthrax), Anders Kjolholm (baixo) e Jon Larsen (bateria) parece possuir a fórmula mágica para transformar a união de estilos tão diversos e música de muita qualidade.
Claro que aquele fã mais radical vai torcer o nariz para muitos momentos presentes aqui, já que da mesma forma que outra banda bem polêmica no momento, o Ghost B.C., o Volbeat em muitas passagens deixa escancarada uma veia pop latente, como podemos escutar nas totalmente radiofônicas “Pearl Hart”, “The Nameless One”, a mezzo balada “Cape Of Our Hero” e “Lola Montez”, todas muito melódicas e com refrões que grudam na sua cabeça como chiclete no cabelo. Mas duvido que esses mesmo radicais não curtam faixas como a densa “Room 24” com uma introdução totalmente sabbática e que conta com a participação do grande King Diamond abrilhantando aquela que é o grande destaque do álbum, “Dead But Rising”, muito pesada e forte,”Black Bart” com guitarras gêmeas no melhor estilo Thin Lizzy e leves toques de Punk/Death (só para constar, o vocalista Michael Poulsen é originário da cena Death) e “Doc Holiday” que começa com um banjo mas depois descamba para um quase Thrash Metal. Outra que vale a pena destacar aqui é a Punk/Country “Lonesome Rider”, que conta com participação especial de Sarah Blackwood nos vocais.
Assim como o já citado Ghost, o Volbeat é dessas bandas que os headbangers espalhados pelo mundo vão amar ou odiar, sem o mínimo espaço para meio termo. Apostando em uma mescla de faixas agressivas com outras mais experimentais, riffs e melodias excelentes e refrões para lá de inspirados, conseguiram desvincular sua sonoridade de qualquer rótulo musical, mas ainda sim dar um grande potencial mercadológico para sua música. Não é coincidência o fato de terem chegado ao topo das paradas em 6 países e de cara, na semana de lançamento, terem entrado entre os 10 álbuns mais vendidos do Top 200 da Billboard. Outlaw Gentelmen & Shady Ladies pode não ser o melhor álbum da carreira desses dinamarqueses (esse é o 5º de estúdio deles), mas é seu álbum mais variado e aquele que tem tudo para levá-los rumo ao estrelato. Se não é um radical de cabeça fechada, compre já esse álbum para sua coleção!

NOTA: 8,5





Nenhum comentário:

Postar um comentário