quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Tierramystica – Heirs of the Sun (2013)





Tierramystica – Heirs of the Sun (2013)
(Megahard Records - Nacional)
               
01. When the New Dawn Arrives
02. Vision of the Condor
03. Essence of Pride
04. Myths of Creation
05. Men of Earth
06. Shine, Once Again
07. Gate of Gods (Hayu Marca)
08. The Rise of the Feathered Serpent (Quetzacoatl)
09. Llanto de mi Tierra
10. Inti Sunset

O que lhe vêm à cabeça quando falamos de uma banda de Power/Folk Metal? Violinos? Gaitas de Fole? Passagens acústicas? Letras que abordam aspectos tipicamente europeus, como Vikings e similares? Bem, esqueça todos esses clichês do gênero quando colocar o novo álbum dos gaúchos do Tierramystica para tocar. O que temos aqui misturado ao Heavy/Power/Prog praticado pela banda é uma sonoridade tipicamente andina, com a utilização de instrumentos como Charango, Ocarina, Quena, Zamboña, Craviola, Bombo e letras que abordam aspectos típicos da cultura da região e seus mitos. Diferente? Com toda certeza, mas é ai que está a grande originalidade da banda. Quantos por ai vocês conhecem que abraçam uma proposta análoga a essa?
Quem teve contato com o debut da banda lançado em 2010, A New Horizon Comes, sabe exatamente o que vai encontrar musicalmente falandoem Heirs of the Sun, já que nesse quesito nada mudou. O que faz o diferencial aqui e torna esse trabalho ainda melhor é a ótima produção, a cargo da dupla Marcelo Pompeu/Heros Trench, que para mim estão entre os melhores do mundo quando se fala em Heavy Metal e o fato do Tierramystica estar ainda mais maduro dentro de sua proposta. A forma natural como conseguem alternar as passagens de Metal com as acústicas e as tipicamente andinas dentro de uma mesma música é incrível, fora que dessa forma, evitam que as faixas caiam em uma mesmice previsível. A verdade é que você nunca sabe o que esperar. Não vou negar que foi difícil destacar faixas aqui, mas aconselho uma audição atenta em “Vision of the Condor”, “Essence of Pride”, “Myths of Creation” (minha preferida), “Gate of Gods (Hayu Marca)” e na bela e acústica “Llanto de mi Tierra”, cantada em castelhano.
Combinando de forma absolutamente harmônica elementos que teoricamente são díspares, o Tierramystica conseguiu sair da vala comum que as bandas de Folk se enfiaram nos últimos anos e, de certa forma, realizaram uma atualização do conceito do estilo. Com um trabalho sólido, criativo, maduro e, principalmente, muito original, mostram potencial para se tornarem não só uma das maiores bandas brasileiras de Metal como alcançar um lugar de destaque na cena Folk Metal mundial. Duvida de mim? Então compre Heirs of the Sun e tire suas próprias conclusões. Um dos melhores álbuns nacionais de 2013.

NOTA: 9,0

Metal Archives
Megahard Records




Nenhum comentário:

Postar um comentário