domingo, 10 de novembro de 2013

Paradise Lost – Tragic Illusion 25 (The Rarities) (2013)




Paradise Lost – Tragic Illusion 25 (The Rarities) (2013)
(Century Media - Importado)
               
01. Loneliness Remains
02. Never Take Me Alive
03. Ending Through Changes
04. The Last Fallen Saviour
05. Last Regreat
06. Faith Divide Us – Death Unite Us
07. Cardinal Zero
08. Back On Disaster
09. Sons Of Perdition
10. Godless             
11. Missing
12. Silent In Heart
13. Gothic 2013
14. Our Saviour 2013

Normalmente, quando uma banda faz 25 anos de carreira, temos o lançamento daquele inevitável “Best of”, com todos aqueles clássicos óbvios lançados durante a carreira e sem grandes novidades. Mas nesse caso, não estamos falando de uma banda comum, mas sim do Paradise Lost, que durante todo esse tempo de estrada sempre teve como principal característica fazer o que tinha vontade e não o óbvio. Prova disso é que poderiam ter passado o resto de sua carreira “regravando” o Draconian Times, mas optaram pela integridade e seguir um caminho que muitos condenaram, mas que artisticamente falando, refletia o desejo da banda. Sendo assim, não pense que nessa coletânea comemorativa ira encontrar os grandes clássicos da banda, porque se o fizer, irá quebrar feio a cara. O que temos aqui é uma pequena seleção de faixas raras e B Sides que saíram apenas como  bônus em álbuns, versões em vinil ou singles, além de uma faixa inédita e duas regravações.
De cara, temos a faixa inédita do trabalho, a fúnebre e desde já clássica “Loneliness Remains”. Ela vem para mostrar a todos que o Paradise Lost passa hoje pelo seu melhor momento na carreira. Depois temos a sequência de faixas das sessões do Tragic Idol (12), com o excelente cover do Spear Of Destiny, “Never Take Me Alive” e duas verdadeiras pérolas escondidas que, se tivessem entrado na versão final do álbum, o teriam tornado perfeito, “Ending Through Changes” e “The Last Fallen Saviour”. Outra faixa que finalmente está ao alcance dos fãs é a ótima “Cardinal Zero”, bônus do Faith Divide Us – Death Unite Us (09), que possui uma das melhores linhas de guitarra de Greg Mackintosh. Dessa mesma sessão, temos duas ótimas versões sinfônicas, da faixa título e de “Last Regreat” e ainda outra pequena joia, “Back On Disaster”, bônus da versão japonesa. Já das sessões de In Requiem (07) temos “Sons Of Perdition”, “Godless”, “Silnet In Heart” e o cover de “Missing”, do Everything But The Gril, faixa a qual o Paradise Lost deu uma cara toda sua. Para encerrar com chave de ouro, as ótimas regravações de “Gothic” e “Our Saviour”, que se não suplantam as originais (até porque seria pedir demais já), são uma bela homenagem a elas. Aliás, como é bom poder ouvir Nick Holmes cantando como nos velhos tempos.
O único defeito de Tragic Illusion 25 (The Rarities) é não incluir faixas raras anteriores ao In Requiem. Isso acaba privando os fãs de ótimas músicas, como “Xavier” (cover do Dead Can Dance) e “Small Town Boy” (cover do Bronski Beat’s), bônus do Symbol Of Life (02) ou de faixas ainda mais antigas, como os covers para “Walk Away” do Sisters Of Mercy e “How Son Is Now” do The Smiths. Mas isso talvez tenha uma explicação no fato de que, apesar de se tratar de uma coletânea com faixas gravadas em diferentes épocas, o álbum possua uma coesão absurda, fazendo com que um ouvinte mais desavisado pense se tratar de um novo trabalho de inéditas. Nesse ponto, não posso negar que a inclusão de tais faixas mataria essa coesão, por serem bem diferentes estilisticamente falando. Um verdadeiro presente para os fãs!

NOTA: 9,0





Nenhum comentário:

Postar um comentário