sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Contempty - Gaping Deception In Guiltless Eyes




Contempty - Gaping Deception In Guiltless Eyes
(Independente - Nacional)

1. Gaping Deception In Guiltless Eyes
2. The Harpist
3. Lifeless

Vindo de Minas Gerais e com pouco tempo de estrada, já que a banda surgiu apenas em 2012, o Contempty nos brinda com esse bom EP de estreia. A aposta aqui é no Doom Metal, mas seguindo um caminho totalmente diferente da grande maioria das novas bandas que surgem nesse estilo. Ao contrário daquela sonoridade “gótica feliz” que infelizmente tem se tornado comum ao estilo, o negócio aqui é peso, melancolia, tristeza e angústia, exatamente como uma banda do estilo deve soar.

A base da sonoridade do Contempty está naquele Death/Doom que marcou os primórdios do estilo e o início de carreira de bandas como Paradise Lost, Anathema e My Dying Bride (a Santíssima Trindade inglesa), mas também podemos ver algo de Dark Metal (os alemães do Bethlehem me vieram imediatamente à cabeça) e Funeral Doom (Thergothon, Evoken, Skepticism, etc), o que acaba sendo muito positivo e mostra que o quinteto se encontra no caminho certo para encontrar uma identidade própria. A melancolia e a angústia que emergem das três faixas que compõem Gaping Deception In Guitless Eyes impressionam até mesmo os mais acostumados com o estilo, já que estamos falando de uma banda com pouco mais de 1 ano de estrada. Os vocais, ora falados, ora guturais, a cargo de Gil, deixam tudo ainda mais agonizante, principalmente porque no mesmo pacote temos os riffs pesados a do guitarrista Tony Reis, a cozinha arrastada, méritos do baixista Cleyton e do baterista Joe e, principalmente, os teclados de Anderson, sempre muito bem encaixados e variados, deixando tudo mais depressivo e sendo o principal diferencial dos mineiros. A faixa título, que abre o trabalho, é bem arrastada e angustiante, sendo um bom cartão de visitas para o trabalho vindouro. “The Harpist” é mais variada, alternando momentos rápidos com outros mais cadenciados. “Lifeless” encerra o trabalho em alto estilo, com seu clima arrastado e sombrio.

Ok, não se pode dizer que originalidade já é a grande marca do Contempty, mas isso passa longe de ser um demérito, pois podemos ver claramente que a banda vem se encaminhando para encontrar uma cara própria. Dois são os pecados cometidos aqui. Em primeiro lugar, a parte gráfica. Apesar de muito bem bolada, ficou mal impressa, o que impede até mesmo a leitura das letras. O outro grande pecado é que o trabalho dura apenas 17 minutos, obrigando o ouvinte a colocar o CD no repeat. É uma pena que não tenhamos mais bandas no Brasil que apostem no estilo adotado aqui, pois o que nos é apresentado em Gaping Deception In Guitless Eyes é de muita relevância. Mais uma banda promissora vindo do celeiro metálico que é Minas Gerais. E que nos brindem logo com um álbum completo!

NOTA: 8,0





Nenhum comentário:

Postar um comentário