quinta-feira, 20 de março de 2014

Dynahead – Chordata II (2014)




Dynahead – Chordata II (2014)
(Independente - Nacional)

10. Jugis
11. Kode
12. Legis
13. Mortem
14. Numinous

Há cerca de um ano atrás, ao terminar minha resenha sobre a primeira parte desse trabalho conceitual dos brasilienses do Dynahead, finalizei da seguinte forma: “Algumas bandas passam toda uma carreira fazendo um mesmo trabalho. Já outras se renovam a cada lançamento. Pois esses brasilienses levam essa equação ao extremo, pois inovam e se renovam a cada faixa de Chordata I (...) Com uma identidade musical absurdamente forte, podemos dizer que o Dynahead lançou um álbum acima da média do que vemos por ai hoje em dia, e que vai entrar fácil nas listas de melhores de 2013.”. Pois bem, no meu caso, Chordata I não só entrou em minha lista como o considerei o melhor álbum de Metal nacional e um dos 10 melhores lançados em todo mundo no ano passado.

Chordata II começa exatamente do ponto onde seu antecessor parou, por isso não se assuste com o fato da numeração do Cd iniciar na faixa 10. Tão bom e intenso quanto o trabalho anterior, a ordem aqui continua sendo não possuir uma linearidade. Tendo como base um Thrash Metal agressivo e pesado, o Dynahead vai fundindo a ele estilos diversos como Djent, Bossa Nova, MPB, Jazz, Pop, numa efervescência de influências. A forma como conseguem ir, em uma mesma música, do agressivo para o suave, de vocais urrados para os limpos (como canta esse Caio Duarte), tudo carregado com muita técnica, mostra o nível de maturidade a que chegou a música dos brasilienses. Destaques? O álbum inteiro! “Jugis” tem ótimos riffs e muitas mudanças rítmicas. “Légis” é técnica e moderna, enquanto “Mortem” soa mais agressiva e seca. “Numinous” é o momento mais tranqüilo de Chordata II e “Kode”...bem, essa é um caso a parte, pois desde já é, para mim, um dos maiores clássicos do Metal nacional. Com seus mais de 20 minutos, ela condensa toda a proposta da banda e em momento algum soa cansativa ou repetitiva, já que variações de estilo ocorrem durante todo o seu andamento.

Carregado de personalidade e originalidade, Chordata II dificilmente perderá o posto de melhor lançamento nacional de 2014. Inovadora e única no cenário nacional, irá agradar em cheio aqueles bangers que tem a cabeça mais aberta e que não pararam no tempo. Já os puristas, bem, esses irão ficar de “mimimi”, reclamando do som da banda, escutando seus cd’s do Manowar, clamando morte aos falsos, como verdadeiros Guerreiros do Metal que são. E para completar, não só Chordata II como o restante da discografia do Dynahead, estão disponíveis para download gratuito no site da banda. Mas quer saber, esse aqui vale um esforço para compra. Essencial na coleção de qualquer banger apreciador de boa música.

NOTA: 9,5







Nenhum comentário:

Postar um comentário