segunda-feira, 19 de maio de 2014

Mayan – Antagonise (2014)




Mayan – Antagonise (2014)
(Nuclear Blast - Nacional)

01. Bloodline Forfeit
02. Burn Your Witches
03. Redemption
04. Paladins of Deceit
05. Lone Wolf
06. Devil in Disguise
07. Insano
08. Human Sacrifice
09. Enemies of Freedom
10. Capital Punishment
11. Faceless Spies

O guitarrista Mark Jansen é um sujeito inquieto. Após sua saída do After Forever em 2002, criou o Épica, banda com a qual vêm conseguindo enorme sucesso praticando uma mistura de Power Metal com Metal Sinfônico. Não satisfeito com isso, em 2010 criou o Mayan, projeto que aposta em uma espécie de Symphonic Death Metal. Nele, conta com a presença de dois companheiros de Epica, o baixista Rob van der Loo e o baterista Ariën van Weesenbeck. Em seu álbum de estréia, Quarterpastr (11), tinha também a seu lado a vocalista Simone Simmons. Sendo assim, não é crime algum um leitor mais desavisado imaginar que o Mayan em nada se difere da banda principal de Jansen. Pois informo a você que está redondamente enganado.
Em Antagonise, Simone foi substituída pela italiana Laura Macri, além de termos as participações de Floor Jansen (ex – After Forever, ReVamp, Nightwish), Marcela Bovio (Stream of Passion) e do violinista grego Dimitris Katsoulis. Claro que existem similaridades, afinal de contas existem aqui elementos sinfônicos em profusão que são responsáveis por todo o clima épico da banda, mas o Mayan é muito mais que isso. Em relação ao debut, estão sem sombra de dúvidas mais maduros, tendo aperfeiçoado suas composições e conseguindo um melhor equilíbrio entre as partes mais agressivas e as melódicas, por mais que cometam aqui e ali um ou outro exagero sinfônico. Ao contrario do que muitos podem pensar, não apelam aqui para aquele velho clichê dos vocais estilo “bela e a fera” (os vocais limpos femininos são mais contidos aqui), já que foco é quase sempre o gutural de Jansen. Quando surge uma voz em contraponto, na maior parte das vezes a responsabilidade recai sobre os vocais limpos de Henning Basse (ex-Metalium). Musicalmente, os melhores momentos ocorrem quando apostam mais no Death Metal. Chamou-me muito a atenção o conteúdo lírico de Antagonize, que está bem explicitado em sua capa, que retrata perfeitamente a realidade do mundo atual, onde os governos, através de estratégia do medo, tentam cada vez mais diminuir a privacidade e aumentar seu controle sobre as pessoas. Os destaques aqui vão para “Bloodline Forfeit”, “Burn Your Witches”, “Paladines of Deceit”, “Insano”, uma espécie de interlúdio onde Laura Macri brilha, “Human Sacrifice”, “Enemies of Freedom” e “I Faceless Spies”.
Pesado, moderno e versátil, Antagonize é um trabalho muito agradável de ouvir. Claro, se trata de uma proposta um tanto complexa, mas ainda sim sua digestão não é tão difícil como se poderia imaginar. Se você curte bandas como Septicflesh, Fleshgod Apocalypse ou Ex Deo, certamente irá aprovar o novo álbum do Mayan.

NOTA: 8,0








Nenhum comentário:

Postar um comentário