terça-feira, 2 de setembro de 2014

Ecliptyka – Times Are Changed (2014)




Ecliptyka – Times Are Changed (2014)
(Independente – Nacional)

01. Times Are Changed
02. To Your Final Breath
03. Forgotten
04. What You Think You Fell
05. Embrace The Pain
06. Breathing Again
07. Changed and Gone
08. Save Me From Myself
09. If You Only Knew

Quando do lançamento da demo The First Petal Falls, em 2007, o Ecliptyka se mostrava um grupo correto e que apostava em um Power Metal Melódico que não o diferenciava em muito das demais bandas do cenário, exceto por possuir uma ótima vocalista, Helena Martins. Ainda sim, fizeram algum barulho na cena e conseguiram certo destaque. Mas não era mistério para ninguém que o cenário Melódico andava estagnado, com suas principais bandas passando por certa crise de criatividade. Talvez por isso, para a surpresa de muitos, o Ecliptyka veio com uma proposta renovada em seu debut de 2011, o bom A Tale of Decadence. Misturando a sua sonoridade doses de Thrash Metal, presentearam a todos com um álbum diferenciado e que acabou por colocar a banda entre os principais nomes do estilo no Brasil.
Dessa forma, não nego que estava bem curioso para ver o que nos ofereceriam em Times Are Changed. Ao terminar a audição desse segundo álbum da banda paulista, sorri satisfeito por constatar o tamanho da evolução pela qual passaram nesses últimos anos. Hoje o Ecliptyka faz um som com cara própria, moderno e até mesmo mais pesado que em seu debut. Não enxergo no Brasil banda com sua sonoridade. O que mais me chamou a atenção aqui foi a continuidade do ótimo trabalho dos vocalistas, pois tanto Helena Martins, quanto os guitarristas Hélio Valsic (vocais limpos) e Guilherme Bollini (vocais guturais), dão show nesse quesito. A variedade e o dinamismo que dão as músicas é um dos grandes diferenciais desse trabalho. Certamente o nome do Amaranthe virá a sua cabeça ao ler isso, mas a comparação seria totalmente equivocada, pois o Ecliptyka não possui nada que remeta a veia pop dos suecos, estando muito mais próximos de bandas como Soilwork, The Agonist ou Killswitch Engage. Hélio e Guilherme, além do ótimo trabalho vocal, se destacam também em seus instrumentos, despejando ótimos riffs, além de belos solos, com uma boa dose de melodia. Lá atrás, Eric Zambonini (baixo) e Tiago Catalá (bateria), seguram tudo com muita precisão e técnica, dando o suporte necessário para que o restante da banda exerça seu trabalho. Maiores destaques vão para a faixa título, “To Your Final Breath”, “Embrace The Pain”, “Changed and Gone” e “If You Only Knew”. O único ponto destoante para mim é a balada “Save Me From Myself”, que me soou excessivamente comercial.
A produção é de primeiríssima qualidade, tendo ficado a cargo de Jean Dolabella (ex-Sepultura) com masterização sendo feita por Maor Appelbaum (Rob Halford), estando tudo altamente audível e cristalino. A capa, feita por Marcelo Campos, também é uma das mais belas do ano e demonstra todo o profissionalismo do Ecliptyka. Time Are Changed é um trabalho altamente indicado a todos aqueles que apreciam um Metal moderno e de muita qualidade e marca o amadurecimento definitivo do quinteto, consolidando-a de uma vez por todas no hall das principais bandas de Metal do Brasil. Sem dúvidas, uma ótima aquisição para qualquer coleção.

NOTA: 8,5




Nenhum comentário:

Postar um comentário