segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Robert Plant - Lullaby And The Ceaseless Roar (2014)




Robert Plant - Lullaby And The Ceaseless Roar (2014)
(Nonesuch Records - Importado)

01 – Little Maggie
02 – Rainbow
03 – Pocketful of Golden
04 – Embrace Another Fall
05 – Turn It Up
06 – A Stolen Kiss
07 – Somebody There
08 – Poor Howard
09 – House of Love
10 – Up on the Hollow Hill (Understanding Arthur)
11 – Arbaden (Maggie’s Babby)

Uma das figuras mais icônicas do Rock, a voz do Led Zeppelin, Robert Plant é um sujeito que poderia muito bem estar vivendo confortavelmente de seu nome, acomodado e lançando trabalhos burocráticos aqui e ali. Mas talentoso e diferenciado como é, desde o fim do Led, sempre buscou novas fronteiras para sua música, se desprendendo da sonoridade de sua antiga banda.
Sendo assim, nas últimas décadas passeou pelo Blues, Country, Folk, World Music e sonoridades afins, sempre com muita qualidade. Então, se você é um desavisado e que desconhece a carreira solo de Plant, já fique sabendo desde já que irá encontrar muito pouco que possa remeter a seu passado hoje distante.  Em seu 10º trabalho, somos presenteados com uma mistura de tudo que foi feito por ele nesse tempo, uma junção de todas as suas influências, fazendo de Lullaby And The Ceaseless Roar seu álbum mais diversificado. Você quer ótimas melodias pop? A belíssima “Rainbow” certamente irá te satisfazer. Quer blues e passagens que certamente irão te remeter, mesmo que brevemente, ao Classic Rock de outrora? Vá para “Turn It Up” e abra aquele sorriso. São os momentos mais puxados para a World Music e carregados de regionalismos que te apetecem mais? Experimente “Little Maggie” ou “Embrace Another Fall”, só para ficar em dois exemplo. Folk? Que tal “Somebody There”? Já sei, gosta de baladas emocionais e sensíveis? Dificilmente escutará mais belas em 2014 do que “A Stolen Kiss” e “House of Love”. Agora, se quiser um pouco de Country, arrisque “Poor Howard”. Acompanhado da Sensational Space Shifters, com quem dividiu as composições, Plant explorou muito bem toda a sua musicalidade e criatividade, nos presenteando com belas harmonias e melodias.
Claro, se você for desses com a cabeça mais fechada, terá sérios problemas com os arranjos mais experimentais presentes em Lullaby And The Ceaseless Roar. Certamente também irá ficar incomodado com o fato dele cantar de forma bem mais contida, sem aqueles agudos que marcaram sua carreira com o Led Zeppelin. Nesse caso, só posso lamentar, pois estará perdendo uma aula de como fazer boa música. A verdade é que Robert Plant pode sim, se dar ao luxo de fazer o que têm vontade e o que gosta, sem precisar ficar se prendendo a convenções do passado e a radicalismos de certos fãs xiitas. Um dos melhores álbuns de música de 2014.

NOTA: 9,0

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário