terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Primordium – Todtenbuch (2014)




Primordium – Todtenbuch (2014)
(Rising Records - Nacional)

01. Todtenbuch
02. Curse of Imhotep
03. Mummified
04. Gates of Re-Staú
05. Legion
06. Transcending
07. Khmunu
08. Glory of Rá
09. Pillars of Eternity
10. Negative Confession
11. Osiris (Arcanus XX)

Com 15 anos de estrada, duas demos e um EP na bagagem, finalmente o potiguar Primordium chega a seu debut. Quando você fica sabendo que se trata de uma formação voltada para o Death Metal com letras voltadas para o Egito antigo, a primeira referência a vir a sua cabeça certamente será a do Nile. Justificável, aceitável, mas enganosa, já que musicalmente a banda está muito mais próxima de um Morbid Angel do que da banda de Karl Sanders e Cia.
O Death Metal apresentado pela banda é mais cadenciado (mas com seus momentos velozes) e com elementos Old School, bem agressivo e muito bem trabalhado. Vocais guturais, diversidade, riffs bem pesados, uma parte rítmica que segura muito bem às pontas e refrões marcantes são algumas das principais características encontradas em Todtenbuch. Mas dois são os diferenciais na música do Primordium. Os instrumentos de corda e os teclados. São ele que imprimem o clima épico e étnico que diferencia e dá autenticidade as 11 faixas aqui encontradas. E o mais legal de tudo é que não são utilizados em excesso, como correm em alguns casos por ai, dando assim o equilíbrio exato entre as passagens mais agressivas e as mais atmosféricas. E convenhamos, isso não é algo muito fácil de fazer. Maiores destaques aqui vão para “Curse of Imhotep”, “Legion”, “Khmunu”, “Glory of Rá” e “Osiris (Arcanus XX)”.
A produção é boa e está dentro da média do padrão nacional atual, enquanto a capa, de autoria de Sandro Freitas, consegue passar em uma imagem todo o conteúdo lírico do trabalho. O álbum ainda conta com as participações especiais de Alexandre Guimarães (vocal em “Curse of Imhotep”), Ariane Salgado (violino em “Legion”), Paulo Henrique, Lucas Praxedes, Diogo Oliveira (guitarras em “Glory of Rá”) e Irlan Mariel (violão em “Osiris (Arcanus XX)”), que enriquecem mais ainda o resultado final. Decididamente, uma estreia que nos mostra uma banda com grande potencial de crescimento e que tem tudo para se firmar entre as melhores do estilo no cenário nacional. Altamente recomendável!

NOTA: 8,5





Nenhum comentário:

Postar um comentário