quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Keep of Kalessin – Epistemology (2015)




Keep of Kalessin – Epistemology (2015)
(Indie Recordings – Importado)

01. Cosmic Revelation (Intro)  
02. The Spiritual Relief 
03. Dark Divinity 
04. The Grand Design  
05. Necropolis  
06. Universal Core 
07. Introspection  
08. Epistemology

Lá se vão 20 anos de carreira (incluindo ai o hiato entre 2000 e 2003) e ao menos três álbuns que considero como clássicos do Metal extremo, Through Times of War (98), Agnen: A Journey Through the Dark (99) e Armada (06). Esse é o Keep Of Kalessin, uma das bandas mais legais surgidas na Noruega nos anos 90 e que vinha de um hiato de 5 anos, desde o lançamento do apenas bom (comparando com seus trabalhos anteriores) Repitilian. Nesse período passaram por uma grande mudança, a saída do vocalista Thebon (que estava na banda desde 2004) e a decisão de não o substituir por outro músico, com Obsidian acumulando as funções de guitarrista e tecladista com a de vocalista.
Bem, se alguém tinha qualquer temor a respeito disso, pode relaxar, já que Obsidian se saiu muitíssimo bem na função (como comentaremos mais a frente). Musicalmente falando, vamos encontrar em Epistemology a continuação natural dos últimos trabalhos do Keep Of Kalessin, ou seja, um som que ainda tem alguns traços daquele Black Metal do início da carreira, mas com diversas influências de Heavy, Thrash e Death Metal. Essa variedade é o grande trunfo da banda e que a torna diferenciada se comparada à concorrência. De forma homogênea, conseguem unir brutalidade, riffs agressivos, passagens complexas e épicas, parte rítmica variada (e pesadíssima, vale destacar), ótimas melodias e vocais de ótima qualidade, tanto nas passagens limpas como nas mais rasgadas. Ouso dizer que nesse ponto Obsidian consegue se mostrar mais versátil do que seu antecessor e a opção dele assumir os vocais foi totalmente acertada. Os grandes destaques aqui ficam por conta de “The Spiritual Relief”, “The Grand Design”, “Necropolis”, “Universal Core” e “Epistemology”.
A produção é bem limpa, mas dentro dos limites necessários para a música do Keep Of Kalessin, além de claro, bem pesada. Já a capa de Epistemology é certamente motivo de orgulho para os fãs da banda aqui da Terra Brasilis, já que a mesma é de autoria do brasileiro Jean Michel, que ganhou ano passado um concurso feito pela banda para a escolha da mesma. Simplesmente avassalador, o Keep Of Kalessin volta com tudo, presenteando a todos os seus fãs com mais um grande trabalho, que tem tudo para se tornar o preferido de muitos por ai.

NOTA: 9,0




Nenhum comentário:

Postar um comentário