terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

Saturndust - Saturndust (2015)




Saturndust - Saturndust (2015)
(Independente – Nacional)

01. Gravitation Of A Hollow Body
02. All Transmissions Have Been Lost
03. Realm Of Nothing
04. Enceladus
05. Hyperion
06. Cryptic – Endless

Sempre me pergunto o porquê do underground nacional raramente gerar bandas na linha Doom/Stoner, uma cena que nos últimos anos vem dando ótimos nomes mundo afora. Formado por Felipe Dalam (guitarra/vocal/sintetizador), Frank Dantas (baixo/vocal) e Marlon Marinho (bateria), o Saturndust vêm de São Paulo apostando justamente em um estilo pouco explorado em nosso país. No EP lançado em 2012, Sons of Water, já haviam deixado ótima impressão pelo grande potencial demonstrado, mas ainda sim o que escutei nesse que é seu álbum de estréia, me surpreendeu.
O que escutamos aqui nesse debut é uma banda mais madura e que encontrou sua personalidade musical, algo que muitos nomes mais experientes por ai (o Saturndust foi fundado em 2010) ainda anseiam em encontrar. Junto às influências de Doom/Stoner, você irá escutar muito de Space Rock e Psicodélico, fazendo de sua música um amálgama entre Black Sabbath, Cathedral, Acid King, YOB e Hawkwind. Mas percebam bem, eu aqui estou falando de influências perceptíveis no som do Saturndust e não de mera cópia, já que sua música é carregada de personalidade. Sua música é arrastada, lenta, com bases pesadíssimas, passagens atmosféricas, ótimos riffs e solos, longas partes instrumentais e com um clima espacial e hipnótico que poucas vezes escutei nessa vida. Apesar de a maior parte faixas que compõe o álbum ultrapassarem os 7 minutos, passam longe de soarem cansativas, já que conseguem apresentar uma variedade bem interessante. Os maiores destaques aqui ficam por conta de “Gravitation Of A Hollow Body”, “All Transmissions Have Been Lost” e a fodástica “Hyperion”, para mim a melhor composição de Doom Metal já feita no Brasil.
A produção é excelente e ficou a cargo de Gabriel Zander, batendo de frente com qualquer trabalho do estilo vindo lá de fora que escutei nos últimos anos. Já a capa consegue transmitir todo o conteúdo lírico/musical, sendo um belo trabalho de Lukas Rebelo Doraciotto. Já na sua estréia, o Saturndust conseguiu apresentar um álbum que mesmo deixando explicitadas suas influências, consegue soar original, algo dificílimo de conseguir. Uma verdadeira lufada de ar fresco na cena underground nacional. Se interessou? O álbum está disponível para audição e compra em versão digital no Bandcamp da banda. Já a versão física (cd/vinil) irá sair em breve, através da americana Helmet Lady Records. Para mim, o melhor trabalho de Doom já lançado no Brasil. Um clássico e desde já, um dos melhores trabalhos de 2015.

NOTA: 9,0





Nenhum comentário:

Postar um comentário