segunda-feira, 22 de junho de 2015

Chafun di Formio – Pague Dez e Vá Pro Céu (2014) (EP)




Chafun di Formio – Pague Dez e Vá Pro Céu (2014) (EP)
(Wolves Cave Records – Nacional)

01. Pague Dez
02. Sarjeta
03. Olhos de Borracha
04. Minha Toada

Não canso de dizer, “Minas Hellrais” é o celeiro da música pesada no Brasil, à Noruega brasileira. Se nos anos 80 o foco era os estilos mais brutais, na atualidade temos espaço para todas as vertentes, partindo do Hard Rock, passando pelo Melódico e o Tradicional e chegando ao Grindcore, não antes sem dar um olá ao Death e ao Black. Poderia elencar dezenas de nomes aqui, como sempre faço, mas não quero ser injusto com ninguém. Bem, agora o Hardcore/Crossover também tem espaço nessa lista com o Chafun di Formio, banda oriunda de Ituiutaba.

Aqui não existe espaço para momentos singelos e delicados, é porradaria o tempo todo, sem dó nem piedade. A música do quarteto formado por Léo Araújo (vocal), Pablo Vieito (guitarra), Zé Denes (baixo) e Thales Matheus (bateria) transpira raiva por todos os poros em seu Hardcore com influências de Thrash, que vai inevitavelmente remeter o ouvinte a nomes como Ratos de Porão e D.R.I., só para ficar nas influências mais óbvias. Muito peso (como não poderia deixar de ser), guitarra muito intensa, uma parte rítmica que apesar de ser simples, consegue ser absurdamente funcional e dar boa variedade as faixas, ótimos vocais, refrões desses que grudam na cabeça e demoram dias para você esquecer (isso se não os escutar novamente nesse intervalo de tempo) e ótimas letras em português, que despejam todo o seu inconformismo e crítica à sociedade atual, tudo isso você irá encontrar durante a audição de Pague Dez e Vá Pro Céu. Das 4 faixas presentes, todas poderiam ser citadas como destaque, pois estão bem niveladas por cima, mas as minhas preferidas são “Pague Dez”, com uma letra absurdamente atual em tempos de Malafaias e Felicianos da vida e “Olhos de Borracha”, com um refrão forjado a base de Superbonder.

A produção é condizente com a proposta da banda, ou seja, crua, com aquele ar despojado, mas com qualidade o suficiente para que você perceba todos os instrumentos com clareza. A mixagem e masterização ficaram a cargo de Rodrigo Nepomuceno, enquanto a ótima capa foi cortesia de Arth Silva. Aos interessados, a banda disponibilizou esse EP para download gratuito no link que você irá encontrar logo abaixo e no Bandcamp dos caras. Se você gosta de bandas nessa linha Crossover, conhecer o trabalho do Chafun di Formio é altamente recomendável, já que hoje se trata de uma das bandas mais promissoras do Brasil dentro desse estilo. Pague Dez e Vá Pro Céu é desses trabalhos feitos para bater cabeça e moer o pescoço. Quer coisa melhor que isso?

NOTA: 8,0




Nenhum comentário:

Postar um comentário