quinta-feira, 5 de novembro de 2015

A Sorrowful Dream - Passion (2015)




A Sorrowful Dream - Passion (2015)
(Independente – Nacional)

01. Prolusion
02. Amálgama
03. Entwined
04. Silent Words
05. Ephemeral
06. A Lullaby for Lunatics
07. Solo Awakening
08. In Hebetude
09. Only Blood Knows
10. Passion

Viver no underground não é nada fácil. Surgido no ano de 1996, em Sapucaia do Sul/RS, o A Sorrowful Dream a muito deixou de ser uma formação iniciante, mas apesar dos seus quase 20 anos de estrada, Passion é apenas seu segundo trabalho completo de estúdio e vêm para suceder o debut, Toward Nothingness (09). E bem, esses 6 anos só fizeram bem a banda.

A primeira coisa que chama a atenção para quem teve contato com seu álbum de estréia é a evidente evolução do trabalho apresentado pelo A Sorrowful Dream. Claro que todas as características marcantes de seu Dark Metal se fazem presentes, ou seja, influência pesada de Doom e Gothic e elementos diversos de estilos como Black e Death, mas a coesão, o equilíbrio e a execução estão bem superiores ao que escutamos no debut. Eder e Josi se destacam com um trabalho primoroso nos vocais, ele com sua voz que transita do gutural ao rasgado, passando por tons mais graves e que, mal comparando, me remeteu ao trabalho de Fernando Ribeiro no Moonspell (uma das grandes influências do ASD, sem dúvida) e ela variando do vocal limpo ao lírico. As guitarras de Aurélio Martins e Lucas Vargas (também responsável pelo violino) despejam riffs que mesclam muito bem agressividade e melodia, enquanto a parte rítmica, com Geovane "Tuko" Lacerda (Baixo) e Ricardo Giordano (Bateria e também co-produtor do álbum) transborda peso e variedade. Por último, Mari Vieira encaixa muito bem seus teclados, sem exagero algum e criando alguns climas muito interessantes.

Em um álbum de altíssimo nível, caio naquela afirmação clichê de que é difícil apontar destaques. E bem, é difícil mesmo, mas minhas preferidas foram “Amálgama”, “Entwined”, “Silent Words”, “A Lullaby for Lunatics”, “Only Blood Knows” e “Passion”.

A produção ficou a cargo de Sebastian Carsin e está muito boa, deixando a música pesada e com tudo 100% audível. Já a capa é obra de Tric Jonathas e consegue transmitir todo o clima que será encontrado no álbum. Pesado, agressivo, melódico e sombrio, Passion vai agradar em cheio a fãs de nomes como Moonspell, Paradise Lost, My Dying Bride e outras nessa linha e têm tudo para colocar o A Sorrowful Dream entre os principais nomes do estilo no Brasil. Se ainda não está convencido de adquirir uma cópia, de uma passada no Bandcamp deles e escute o álbum em streaming. Um trabalho de altíssimo nível!

NOTA: 8,5

A Sorrowful Dream é:

- Éder A. de Macedo (Vocal)
- Josie Demeneghi (Vocal)
- Aurélio Martins (Guitarra)
- Lucas Vargas (Guitarra/Violino)
- Mari Vieira (Teclado)
- Geovane "Tuko" Lacerda (Baixo)
- Ricardo Giordano (Bateria)



Nenhum comentário:

Postar um comentário