sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Maquinarios – Intacto (2015)




Maquinarios – Intacto (2015)
(Wikimetal Music - Nacional)

01. Um Grito Na Noite
02. Desgovernado
03. Além Da Estrada
04. Veneno, Sangue e Destroços
05. Ignição
06. Vulto Negro
07. Anjo Ou Réu
08. Seis Milhas Para O Inferno
09. Intacto

Apesar da força que o cenário Stoner adquiriu no exterior, com ótimas bandas surgindo todo o tempo, no Brasil, por algum motivo inexplicável, a onda não pegou e poucas são as formações que apostam no estilo. Vindo de Santa Catarina, o Power Trio Maquinários é uma dessas bandas que resolveu investir no estilo em questão e bem, só posso dizer que o resultado aqui é surpreendente.

Como já dito, a base do som é o Stoner e a influência de Black Sabbath é óbvia e inevitável, mas a essa base o Maquinários resolveu agregar outras influências de estilos como Doom, Blues, Classic Rock e Heavy Metal, o que acaba por enriquecer mais ainda o resultado final. Ecos de bandas como Trouble, Cathedral e Black Label Society ressoam por todos os lados em sua música, que apesar disso consegue ter identidade, não soando como mera cópia de tais nomes. Se levarmos em conta que a banda tem apenas 5 anos de estrada e esse é seu debut, podemos deduzir que estamos diante de um nome muito promissor.

Sua música é pesada, enérgica e possui ótimas melodias. O vocalista e guitarrista Watson Silva, além de imprimir ótimas linhas vocais (consegue usar muito bem os agudos, sem soar forçado ou desconfortável aos ouvidos alheios), se sai muito bem em sua outra função, despejando ótimos riffs e solos melodiosos. Já a parte rítmica, com o baixista Matheus Andrighi e o baterista Diego Massola, imprime muito peso e variedade às composições. Outro diferencial aqui se dá na parte lírica, já que as todas as letras são em português e possuem muita qualidade. Se você é daqueles que ainda pensa que não música pesada e nosso idioma pátrio não combinam, precisa escutar com urgência Intacto.

Apesar de ser um trabalho coeso e homogêneo, podemos destacar aqui “Um Grito Na Noite”, “Além da Estrada”, “Veneno, Sangue e Destroços” (pesada e cadenciada), “Vulto Negro”, “Anjo ou Réu” e “Intacto”. Vale destacar também a qualidade dos refrães, que são desses forjados para grudar com facilidade na cabeça.

A produção dispensa comentários, basta dizer que foi feita a quatro mãos pela dupla Heros Trench e Pompeu. Simplesmente excelente. Já a capa é uma bela obra de Olivier DZO. Ao final de tudo, sobra um álbum cativante, pesado, envolvente e que não deve nada as principais obras do estilo vindo lá de fora. Com Intacto, o Maquinarios estreia de forma impressionante, com um álbum mais do que credenciado a estar entre os melhores lançamentos nacionais de 2015.

NOTA: 9,0

Maquinarios é:

- Watson Silva (Vocal/Guitarra)
- Matheus Andrighi (Baixo)
- Diego Massola (Bateria)




Nenhum comentário:

Postar um comentário