sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Gueppardo – Fronteira Final (2015)


Gueppardo – Fronteira Final (2015)
(MS Metal Records – Nacional)

01. Fronteira Final
02. Roleta Russa
03. Fúria e Paixão
04. Planeta Proibido
05. Estrela Perdida
06. Chuva
07. Nada a Perder
08. Anjos e Demônios
09. Fissura Total

O crescimento do Hard Rock no Brasil é algo inegável, vide a quantidade de bons trabalhos lançados nos últimos anos por esses lados. O Gueppardo surgiu no ano de 2007 no Rio Grande do Sul, apostando em Hard Rock com saudáveis dose de Heavy Tradicional e Fronteira Final é seu primeiro álbum completo (a banda possui um EP, Instinto Animal, de 2009).

O Hard n’ Heavy cantado em português praticado pelo grupo gaúcho, remete diretamente aos anos 80 e inevitavelmente vai fazer o ouvinte se lembrar de nomes nacionais como por exemplo, o Salário Mínimo, além de nomes lá de fora, como Scorpions, Ratt, Saxon ou Tygers Of Pan Tang. Ou seja, as referências aqui são as melhores possíveis para os amantes do estilo.

Musicalmente, temos os bons vocais de Joe Zon (que saiu da banda após o álbum), que apesar de cometer um ou outro exagero aqui e ali, se sai bem e possui um timbre bem agradável. Já Perÿ Rodriguez executa um belo trabalho na guitarra e que em muitos momentos vai remeter o prezado ouvinte a bandas da NWOBHM, enquanto a parte rítmica, composta pelo baixista convidado Peter Rodriguez e pelo baterista Felipe Chagas, imprime bom peso as músicas. Outros dois fatores que devem ser destacados são os teclados muito bem encaixados, a cargo do convidado Cristian Cotrena e os ótimos backings.

O clima oitentista se faz presente de cabo a rabo e a maioria dos refrãos são bem grudentos, desses que lá pela segunda ou terceira audição, você já estará cantando junto. Os principais destaques ficam por conta de “Fronteira Final”, “Roleta Russa”, “Fúria e Paixão”, “Planeta Proibido” e “Nada a Perder”.

Toda a produção ficou a cargo de Sebastian Carsin e Perÿ Rodriguez e está muito boa, equilibrando bem limpeza e uma dose de sujeira. Já a parte gráfica ficou por conta de Ricardo Janke, responsável também por backings vocals no álbum e que hoje é o atual vocalista do Gueppardo.

Enpergico, cheio de vibração e com um clima totalmente oitentista, Fronteira Final é altamente indicado aos fãs de Hard n’ Heavy!

NOTA: 8,0

Gueppardo (Gravação):
- Joe Zon (Vocal)
- Perÿ Rodriguez (Guitarra)
- Felipe Chagas (Bateria)
Convidados:
- Cristian Cotrena (Teclado)
- Peter Rodriguez (Baixo)

Gueppardo é:
- Ricardo Janke (Vocal)
- Perÿ Rodriguez (Guitarra)
- Rafael Yadek (Baixo)
- Felipe Chagas (Bateria)



Nenhum comentário:

Postar um comentário