segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Mindcrafter – Signs Revealed (2015)


Mindcrafter – Signs Revealed (2015)
(MS Metal Records – Nacional)

01. The Night Wizard
02. A Warrior’s Blaze
03. Against The Ravens in the Sky
04. Paths to Redemption
05. The Grasping Hand
06. During the Storm
07. Secret Worlds
08. Challenge of the Gods
09. Alternative Fields
10. Endless Hope

A verdade é que, apesar de bandas como o Dream Theater e Symphony X serem muito bem cotadas por esses lados, o Prog Metal não está entre os estilos mais populares, sendo até mesmo alvo de piadinhas e rotulado por alguns de música para estudantes de conservatório musical. Bem, ao meu ver, uma completa injustiça.

E é justamente pelos mares do Prog Metal que o carioca Mindcrafter navega em seu trabalho de estréia, com nítidas influências de nomes como Dream Theater, Threshold, Porcupine Tree, Symphony X, Yes, Rush, dentre alguns outros. Dois detalhes aqui devem ser destacados. O primeiro é que Signs Revealed é um trabalho conceitual e, como diz o release da banda, gira “em torno de três personagens que foram desenvolvidos – The Night Wizard; Avatar e Black Crowned Heart (vilão)” e história com inspiração “na relação sobrenatural de seres humanos com seus personagens e da saga do Avatar em sua viagem para o desconhecido”. O segundo ponto a ser destacado é que, devido aos diversos problemas com formação desde que o debut começou a ser gravado em 2012, o vocalista e guitarrista Phelipe Henriques precisou contar com dois músicos contratados na gravação, o baixista Thiago Velásquez e um baterista não creditado no encarte.

Normalmente as pessoas tendem a imaginar trabalhos de Prog Metal como excessivamente técnicos e intricados, com a musicalidade sendo deixada de lado em prol da masturbação musical dos envolvidos. Bem, não podemos negar que em algumas vezes isso ocorre, mas não é o caso aqui. Claro que temos as tais passagens intrincadas, as mudanças de tempo, andamentos complexos, ritmos quebrados, etc e tal, mas de forma alguma abrem mão do peso, da agressividade e da melodia. Ou seja, a musicalidade se faz mais do que presente em Signs Revealed.

O trabalho de Phelipe nas guitarras é excelente, com ótimos riffs, bases e solos de qualidade, enquanto a parte rítmica, com Thiago e o “baterista misterioso” realiza um trabalho excelente. O único porém que faço aqui é a respeito dos vocais, um ponto que pode e deve ser melhorado no futuro, já que sim, ele prejudica o resultado final de algumas canções (e automaticamente, do trabalho como um todo). Destaques ficam por conta de “The Night Wizard”, “A Warrior’s Blaze” (com elementos regionais que deixam a música ainda mais interessante), “The Grasping Hand” e “Challenge of the Gods”.

Produzido pela banda (ou seja, Phelipe) e mixado e masterizado por Daniel Escobar, o resultado ficou bom, com todos os instrumentos bem audíveis, perceptíveis. Poderia ser um pouco menos crua, seca, mas como disse, tem boa qualidade. Já a parte gráfica é um belíssimo trabalho de Rodolfo Ferreira, da Obsidian Design. Melodioso, técnico e variado, o Mindcrafter estreou com o pé direito e se credencia como uma das grandes revelações do Prog Metal no Brasil. Sem dúvida, uma banda para os apreciadores do estilo observarem de muito perto de hoje em diante.

NOTA: 7,5

Mindcrafter é: 
- Phelipe Henriques (Guitarras/Violão/Vocal) 
- Kim Karvalho (Guitarra) 


Nenhum comentário:

Postar um comentário