quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Tarja - The Brightest Void (2016)


Tarja - The Brightest Void (2016)
(Shinigami Records/earMUSIC - Nacional)


01. No Bitter End (video clip version)    
02. Your Heaven and Your Hell (with Michael Monroe)    
03. Eagle Eye (with Toni Turunen)    
04. An Empty Dream (Main theme from "Corazón Muerto")    
05. Witch Hunt    
06. Shameless    
07. House of Wax (Paul McCartney cover)    
08. Goldfinger (James Bond main theme)    
09. Paradise (What About Us) (new mix)

Antes de inciar essa resenha, deixo mais do que claro que não sou lá muito fã da carreira solo de Tarja. Reconheço seu talento, é uma grande cantora, mas sempre fico com a sensação que seus trabalhos de Rock/Metal são forçados, tudo muito pensado, muito água com açúcar. Sinto falta de espontaneidade e um peso verdadeiro em suas músicas. Talvez justamente por isso, não me desça esse título de Rainha do Rock/Metal Sinfônico. Acho que existem outras que merecem esse título mais do que ela. Mas, vida que segue, bola pra frente, pois gostando ou não, respeito seu trabalho.

Para quem ainda desconhece tal fato, nesse ano de 2016, Tarja optou por lançar dois álbuns. Devido à grande quantidade de material que possuía para o lançamento de The Shadow Self (lançado em 5 de Agosto), a finlandesa optou por soltar esse álbum-prévia, contando com algumas canções inéditas (que receberão versões diferentes no trabalho principal), alguns covers e versões com pequenas modificações de músicas já conhecidas de sua carreira. Em resumo, quase um álbum de sobras. Isso poderia fazer de The Brightest Void um trabalho menor, mas não é bem assim que ocorre.

Tarja já havia deixado claro que tanto The Brightest Void quanto The Shadow Self seriam seus trabalhos mais pesados até então. E realmente, com a trinca de abertura, parece que as coisas serão realmente assim. De início, temos a já conhecida pelos fãs  “No Bitter End”, em uma versão um pouco diferente. Começa bem pesada, com riffs fortes e uma pegada bem moderna, caindo para algo mais na linha Hard/Pop em seguida, soando bem enérgica e comercial (o refrão é grudento), mas sem exageros nesse último aspecto. Em seguida, entra “Your Heaven and Your Hell”, que conta com participação de Michael Monroe, ex-vocalista da banda de Hard Rock finlandesa Hanoi Rocks. É um Heavy/Rock bem animado, direto, empolgante e que conta com a inclusão de gaita e sax, ambos tocados por Monroe. Basicamente conta com ele como vocalista principal e Tarja fazendo um contraponto com sua voz em alguns momentos. Uma belíssima faixa e que só não ganha o título de minha preferida por certo motivo que veremos mais à frente. Fechando essa trinca, temos a belíssima “Eagle Eye” mais na linha de sua carreira solo, mas com bom peso. As ótimas melodias dão um apelo comercial interessante à faixa e as participações do irmão de Tarja, Toni, mostrando que talento aqui vem de família e de Chad Smith, baterista do Red Hot Chili Peppers, abrilhantam ainda mais o resultado final. É outra que também estará em The Shadow Self, mas em nova versão.

Após esse começo animador, infelizmente a qualidade acaba dando uma pequena caída. A trinca inícial é seguida por duas canções já conhecidas, “An Empty Dream”, tema do filme Corazón Muerto, que foi remixada e conta com os vocais de Tarja mais presentes, além de uma inclusão maior de elementos eletrônicos, soando um pouco cansativa, e  “Witch Hunt”, presente no álbum que Tarja gravou com Mike Terrana (Beauty and the Beat, 2014), em uma versão mais modernizada e com elementos sinfônicos um pouco menos presentes. Com todo respeito, perdeu todo o impacto que a original tinha e sua presença aqui se torna dispensável.

Após isso as coisas voltam a melhorar, com a ótima “Shameless”, certamente a faixa mais pesada de toda a sua carreira solo. Moderna, intensa e bem interessante, conta com um dueto de Tarja com o guitarrista argentino Julián Barrett, que toca em sua banda solo nos shows. Facilmente a melhor canção do trabalho. Os covers que se seguem, “House of Wax”, de Paul McCartney e  “Goldfinger”, o mais emblemático dos temas de 007 e popularizado na voz de Shirley Bassey, receberam versões que se não se equiparam às originais, conseguem soar excelentes, já que Tarja conseguiu imprimir sua personalidade nas mesmas. O trabalho se encerra com “Paradise (What About Us)”, canção do Within Temptation presente em seu último trabalho, Hydra (14), e que conta com participação de finlandesa fazendo um dueto com Sharon den Adel. A nova mixagem deixou sua voz mais realçada, alta, sobrepujando os instrumentos. Sinceramente, meio desnecessária a inclusão da canção aqui, apesar de sua qualidade inegável e do refrão pra lá de grudento.

A produção do trabalho ficou a cargo da própria Tarja, com o apoio de seu esposo, Marcelo Isaac Cabuli (MIC) e Tim Palmer (Ozzy Osbourne, Sepultura, H.I.M., Pearl Jam, U2, Robert Plant), sendo esse último também responsável pela mixagem. Já masterização foi executada por Justin Shturtz (Jag Panzer, Thunderstorm, Shinedown, H.I.M.). A qualidade é excelente, algo mais do que esperando em trabalhos da finlandesa. Já a capa foi obra de Büro Dirk Rudolph (Rammstein, Apocalyptica), que trabalhou em diversos outros álbuns de Tarja.

O saldo final acaba sendo extremamente positivo, já que tirando duas canções perdidas meio ao trabalho, o restante do material possui bastante qualidade, principalmente as faixas inéditas, que cumprem a promessa de mais peso no trabalho de Tarja. Os fãs não irão se decepcionar e esse material é sem dúvida alguma, indicado a todos eles.

NOTA: 8,0

Tarja (gravação):
- Tarja (vocal)

Convidados:
- Michael Monroe (vocal, guitarra, sax e harmonica na faixa 2)
- Toni Turunen (vocal na faixa 3)
- Alex Scholpp (guitarra nas faixas 1 e 3)
- Tim Palmer (guitarra na faixa 1)
- Julián Barrett (guitarra  nas faixas 2, 6 e 8, baixo e vocal na faixa 6)
- Kevin Chown (baixo nas faixas 1, 2 e 3)
- Doug Wimbish (baixo nas faixas 4 e 7)
- Peter Barrett (baixo nas faixas 6 e 8)
- Chad Smith (bateria nas faixas 1 e 3)
- Fernando Scarcella (bateria nas faixas 2 e 7)
- Mike Terrana (bateria na faixa 6)
- Nicolás Polo (bateria na faixa 8)
- Christian Kretschmar (teclados nas faixas 1, 2, 3 e 4, programação na faixa 4)
- Torsten Stenzel (teclado e programação na faixa 4)
- Bart Hendrickson (teclado e programação na faixa 5)
- Guillermo d'Medio (teclado nas faixas 6, 7 e 8)
- Tim Palmer (teclado na faixa 1)

Homepage
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
Google+
Myspace

Nenhum comentário:

Postar um comentário