terça-feira, 22 de novembro de 2016

Louder - Take One (2016) (EP)


Louder - Take One (2016) (EP)
(Independente - Nacional)


01. Last Memory
02. Temple of Desire
03. Copper's Synapse
04. No More
05. Blind Faith (Part I)

Até há alguns anos atrás, o Hard Rock, principalmente aquele de pegada mais oitentista, era meio que deixado de lado pelas bandas nacionais que surgiam pelo país afora. Raros eram os nomes que apostavam no mesmo. Mas, felizmente, nos últimos anos temos observado um revival do estilo, com diversas ótimas bandas surgindo. O Louder, oriundo de Veranópolis/RS, é uma dessas e chega aqui com seu EP de estreia, Take One.

A base do seu som é aquele Hard/Glam que se fez muito popular nos anos 80, mas que recebe influências aqui e ali de Classic Rock e Heavy Metal. O quinteto formado por Kid Sangali (vocal), Gio Attolini (guitarra), Maurício Barbieri (guitarra), Ricardo Ledur Gottardo (baixo) e Felipe Saretta (bateria) mostra muita competência na mescla desses estilos, forjando uma sonoridade empolgante, pesada, mas com ótimas melodias e boa acessibilidade (sem exageros, contudo).  O vocal tem um timbre bem agradável e não comete exageros e os backings são muito bem-feitos. Já a dupla de guitarristas executa um trabalho para lá de competente, com bons riffs e solos, enquanto a parte rítmica mostra bastante coesão e boa técnica.


A abertura, com “Last Memory”, empolga demais, transbordando muita energia. Kid se sai muito bem na parte vocal e o refrão é daqueles que te pega de primeira e você já sai cantando de cara. Na sequência, temos a pesada e cadenciada “Temple of Desire”, um ótimo Hard/Heavy, com destaque para a parte rítmica, com Ricardo e Felipe. “Copper's Synapse” pende mais para o Classic Rock e o ótimo refrão me remeteu diretamente ao KISS setentista. As guitarras de Gio e Maurício executam muito bom trabalho, com riffs marcantes e boas melodias. Já o encerramento se dá com as faixas “No More”, bem pegajosa e que te leva de volta aos anos 80, e a pesada e melancólica “Blind Faith (Part I)”.

A produção ficou a cargo do baixista Ricardo Ledur Gottardo e de Maninho, sendo esse também responsável pela mixagem e masterização do EP. Não compromete, tendo ficado dentro da média, mas achei a mesma um pouco crua além da necessidade. Por sinal, isso é algo que tenho notado na maioria das produções de bandas de Hard nacionais. Todas pecam pela crueza em excesso, o que me parece ser mais uma tendência do que qualquer outra coisa. Ainda assim, a sonoridade é boa, os instrumentos estão muito bem timbrados e muito claros. Já a parte de design do EP ficou por conta do guitarrista Maurício Barbieri e é muito bem-feita, mostrando a preocupação da banda em apresentar um bom material.

Mostrando muito potencial, equilíbrio, coesão e uma capacidade ímpar de forjar boas melodias e refrões, o Louder mostra que a cena gaúcha vai muito além das ótimas bandas de vertentes mais extremas. Se sua praia é o Hard/Glam, está aqui uma banda a ser observada muito de perto. Ah, e o EP está disponível para audição no Soundcloud da banda, onde você também pode escutar uma versão muito legal para “Man On The Silver Mountain” do Rainbow.

NOTA: 8,0

Louder é:
- Kid Sangali (vocal);
- Gio Attolini (guitarra);
- Maurício Barbieri (guitarra);
- Ricardo Ledur Gottardo (baixo);
- Felipe Saretta (bateria).

Facebook
Soundcloud
YouTube

Um comentário:

  1. Excelente EP de estreia!Last memory, Copper's Synapse e No more são minhas favoritas.

    ResponderExcluir