sexta-feira, 18 de novembro de 2016

Perc3ption - Once And For All (2016)


Perc3ption - Once And For All (2016)
(Shinigami Records - Nacional)


01. Persistence Makes The Difference
02. Oblivion's Gate
03. Rise
04. Immortality
05. Braving The Beast
06. Magnitude 666
- The Apocalypse Trilogy -
07. Welcome to The End
08. Extinction Level Event
09. Through The Invisible Horizons

Uma vez, o filósofo pré-socrático grego Heráclito de Éfeso afirmou que um homem nunca entrava duas vezes no mesmo rio, pelo simples fato de que na vez seguinte, nem o homem e nem o rio seriam mais os mesmos da vez anterior. Em resumo, da sua forma, afirmou que tudo na vida está em constante mudança. E convenhamos, evoluir como pessoa é algo muito importante.

Mas no meio do Rock/Metal a ideia de evolução costuma causar grandes arrepios nos fãs, já que na maioria das vezes o termo é utilizado para justificar mudanças drásticas de sonoridade, quase sempre erráticas. Mas existem aqueles casos em que o resultado é extremamente positivo, com a banda conseguindo dar um passo além em sua sonoridade. Esse é caso do Perc3ption, um dos principais nomes do Power/Prog Metal nacional e que já havia se destacado com um dos melhores trabalhos de estreia do estilo no Brasil, Reason and Faith, no ano de 2013.

O que ouvimos em Once And For All é uma banda que amadureceu demais nos últimos 3 anos, soando mais pesada, agressiva e diversificada do que no debut, mas sem abrir mão em momento algum da ótima técnica e das melodias que caracterizam seu som. A entrada do vocalista Dan Figueiredo ajudou demais nesse resultado, já que o mesmo mostra uma variedade muito maior do que seus antecessores no quesito vocal, abrindo assim um leque maior de opções para a música do grupo. Nada contra os vocalistas anteriores da banda, Luiz Poleto e Raphael Dantas, mas dificilmente esse álbum seria tão bom sem Dan.


A diversidade na parte vocal é um dos pontos altos, não só pela já citada qualidade de Dan, como também pelas participações especiais. Aqui ele conta com os apoios de Mariliane Brizzotti (em “Oblivion's Gate”, “Rise”, “Braving The Beast” e “Through The Invisible Horizons”), Rodrigo Ninrod (“Immortality”, “Magnitude 666”, “Persistence Makes The Difference”, “Braving The Beast” e “Through The Invisible Horizons”) e Rômulo Dias (“Persistence Makes The Difference”), o que dá uma riqueza nesse campo que inexistia em Reason and Faith. Mas seria injusto não citar os demais músicos do Perc3ption. Glauco Barros e Rick Leite estão afiadíssimos nas guitarras, despejando excelentes riffs e solos, além de soarem bem agressivos. Já a parte rítmica, com o baixista Wellington Consoli e o baterista Peferson Mendes, beiram a perfeição, tamanha a técnica e diversidade mostradas nas 9 canções aqui presentes. Glauco também foi o responsável pelos teclados, exceto em “Rise” e “Welcome to The End” (onde foram feitos por Edu Falaschi) e também pelos arranjos orquestrais. Saiu-se muitíssimo bem, já que em ambos os casos, não soa exagerado em momento algum, com as linhas de teclado e orquestrais surgindo muito bem e agregando em muito às músicas.

Nenhuma canção aqui soa fora do lugar e todas possuem muita qualidade, mas a sequência final, intitulada The Apocalypse Trilogy, soa realmente matadora. “Welcome to The End” dá o toque de acessibilidade necessário ao álbum, com suas ótimas melodias, enquanto “Extinction Level Event” tem um pé no Thrash, dado o peso e a agressividade das guitarras e vocais. Já “Through The Invisible Horizons” encerra magistralmente o trabalho, mesclando muito bem agressividade e melodia e deixando bem evidenciado o lado Prog do Perc3ption. Cabe também destacar a moderna “Immortality” e a diversificada “Oblivion's Gate”, onde o lado melódico acaba falando mais alto.

Gravado no Perc3ption Studios/SP, Once And For All recebeu pré-produção de Edu Falaschi, com produção de Glauco Barros, que também foi o responsável pela masterização e mixagem ao lado de Rodrigo Ninrod. O resultado final não fica devendo nada a grandes produções vindas do exterior, mostrando o alto nível do trabalho que vem sendo feito no Brasil. O trabalho gráfico também é belíssimo, um dos mais bonitos que vi esse ano, com concepção idealizada pela banda e execução por parte do baixista Wellington Consoli.

Sem exagero, esse certamente é um dos melhores trabalhos de Power/Prog já lançados no Brasil. Pesado, agressivo, técnico, diversificado mas sem abrir mão em momento algum das ótimas melodias, Once And For All é uma aquisição obrigatória para os amantes do estilo e de nomes como Evergrey, Kamelot, Threshold ou Pain Of Salvation. Um dos melhores álbuns nacionais de 2016!

NOTA: 9,0

Perc3ption é:
- Dan Figueiredo (vocal);
- Rick Leite (guitarra);
- Glauco Barros (guitarra);
- Wellington Consoli (baixo); 
- Peferson Mendes (bateria).

Homepage
Facebook
Twitter
YouTube
G+


Nenhum comentário:

Postar um comentário