terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Gamma Ray - Insanity and Genius (Anniversary Edition) (1993/2016)


Gamma Ray - Insanity and Genius (Anniversary Edition) (1993/2016)
(Shinigami Records/earMUSIC - Nacional)


CD1 – Studio album
01. Tribute To The Past
02. No Return
03. Last Before The Storm
04. The Cave Principle
05. Future Madhouse
06. Gamma Ray
07. Insanity And Genius
08. 18 Years
09. Your Tørn Is Over
10. Heal Me
11. Brothers

CD2 – Bonus CD
01. Valley Of The Kings (Live At Chameleon Studios 2016)
02. Heaven Can Wait (Live At Chameleon Studios 2016)
03. Gamma Ray (Extended Version)
04. Money (Demo with Ralf Scheepers)
05. Silence (Demo with Ralf Scheepers)
06. Sail On (Demo with Ralf Scheepers)
07. Space Eater (Rough Mix Horus studio)
08. Exciter (Judas Priest Cover)

E vamos a mais um lançamento em comemoração aos 25 anos de carreira do Gamma Ray. O período entre fevereiro de 1990 e outubro de 1993 foi profícuo para Kai Hansen e sua banda, já que nesse meio tempo lançou 3 álbuns de estúdio e 2 trabalhos ao vivo, algo impressionante se pensarmos que nos dias atuais esse é o intervalo médio entre álbuns de qualquer banda grande ou média do cenário atual.

Lançado oficialmente no dia 24 de outubro de 1993, pela lendária Noise (e ganhando uma versão nacional através da Rock Brigade Records), Insanity and Genius é o último álbum dessa trilogia inicial dos alemães e marca o fim da 1ª fase do Gamma Ray, já que além de ser o último trabalho de estúdio a contar com Ralf Scheepers nos vocais, também serviu para estabelecer as bases para os clássicos álbuns futuros que estavam por vir. Já ouvi muitos se referirem ao mesmo como um trabalho fraco, mas discordo profundamente de tal fala.

Assim como seu antecessor, Insanity não é um álbum de Power Metal puro, já que possui boa dose de influência de Heavy Metal Tradicional e isso parece ter incomodado alguns fãs. Só assim para dizer que um trabalho com canções do porte de “Tribute To The Past”, “Last Before The Storm” e “Heal Me” é fraco. Além disso, Ralf tem seu melhor desempenho em um álbum do Gamma Ray, variando muito bem seus vocais e o trabalho de guitarras da dupla formada por Kai e Dirk Schlächter é simplesmente incrível. Fora isso, a parte rítmica, que aqui estreava em estúdio, com Jan Rubach (baixo) e Thomas Nack (bateria) mostra uma coesão e consistência absurdas. Em suma, um trabalho que se não apresentou nada de muito novo, mostrou bastante solidez.


Mesmo com a já citada influência de Metal Tradicional, os apreciadores de um bom Power/Speed Metal Melódico encontrarão momentos preciosos aqui. “Tribute To The Past”, faixa de abertura, se mostra rápida e furiosa, com um desempenho brilhante de Ralf, guitarras melódicas e um belo desempenho de Thomas. É também uma das faixas mais pesadas já compostas pelo Gamma Ray. Ah, e claro, o refrão é daqueles bem grudentos. Simplesmente clássica. Outra que entra no hall dos clássicos é a poderosa e cativante “Last Before The Storm”, um ótimo Power Metal, com riffs marcantes, desempenho primoroso de Scheepers e um solo para lá de interessante.  Outros dois destaques indeléveis são “Insanity And Genius”, bem variada e complexa e com vocais bem diversificados e “Heal Me”, uma espécie de “Bohemian Rhapsody” da banda, com forte influência de Queen e de Rock Progressivo.

Já no Cd bônus, temos um material muito interessante e que faz a aquisição valer a pena. De cara, duas regravações atuais de clássicos da banda, para “Valley Of The Kings” e “Heaven Can Wait”, que ficaram muito legais. Em seguida, uma versão estendida para “Gamma Ray”, cover do Birth Control, e que pasmem, é muito superior à versão que entrou no álbum. As demos de “Money”, “Silence” e “Sail On”, com Ralf nos vocais, valem como um belo registro histórico do início da banda, enquanto a versão de “Space Eater” não fica nada devendo à original. Para encerrar, o fantástico cover de “Exciter”, do Judas Priest, presente no tributo de 1996 e onde Ralf mostra que poderia ter substituído Halford na banda sem qualquer problema.

A remasterização pelas mãos de Eike Freese (Dark Age, Deep Purple, Deadlock) no Chameleon Studios, deixou o que já era bom melhor ainda, pois deixou o som ainda mais poderoso, mas sem perder aquele clima da produção original. Seguindo o padrão dos relançamentos, a nova capa foi obra de Hervé Monjeaud (Iron Maiden, Silent Force, Persuader) e ficou bem superior à original. E o encarte, como de praxe, está recheado de informações e fotos do período.

Insanity and Genius fechou com chave de ouro essa primeira fase do Gamma Ray. Se não é o trabalho mais brilhante dos alemães, ainda assim possui grandes momentos e rendeu alguns clássicos para o repertório do grupo, sendo também responsável por manter a trajetória ascendente de Kai Hansen e companhia. Após isso, viria o auge, mas ai já é outra história.

NOTA: 8,0

Gamma Ray (gravação)
- Ralf Scheepers (vocal)
- Kai Hansen (guitarra)
- Dirk Schlächter (guitarra)
- Jan Rubach (baixo)
- Thomas Nack (bateria)

Homepage
Facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário