segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Abysmal Grief - Reveal Nothing (2016)


Abysmal Grief - Reveal Nothing (2016)
(Terror From Hell Records - Importado)


01. Cursed Be The Rite (Bonus Track – recorded in 2016)
02. Exsequia Occulta (2000 – Exsequia Occulta MCD)
03. Sepulchre Of Misfortune(2000 – Exsequia Occulta MCD)
04. Hearse (2002 – Hearse 7”EP)
05. Borgo Pass (2002 – Hearse 7”EP)
06. Creatures From The Grave (2004 – Split W/Tony Tears 7”EP)
07. Brides Of The Goat (2009 – Split W/Denial Of God 7”EP)
08. The Samhain Feast (2009 – The Samhain Feast 7”EP)
09. Grimorium Verum (2009 – The Samhain Feast 7”EP)
10. Celebrate What They Fear (2012 – Celebrate What They Fear 7”EP)
11. Chains Of Death (2012 – Celebrate What They Fear 7”EP)

E lá se vão 20 anos de bons serviços prestados ao Doom Metal pelos italianos do Abysmal Grief. Mas nesse aniversário, quem ganha o presente são os fãs da banda, através de um belíssimo box feito em madeira intitulado 20th Anniversary Box. Nele, encontramos o CD Reveal Nothing, a fita cassete de Mors te Audit, segunda demo dos italianos, que foi lançada em 1999 e limitada na época a 13 cópias, uma camisa e um poster exclusivos, um pin de metal, um certificado assinado pela banda e, o item mais curioso de todos, incluso na versão europeia do mesmo, um saco de veludo contendo terra de cemitério. Na versão para o restante do mundo, esse item é substituído por um incenso. Que presentão, hein?

Mas vamos ao que interessa, que é o CD Reveal Nothing. Nele encontramos faixas raras ou fora de catálogo, que saíram entre os anos de 2000 e 2012 em singles, 7”EP’s e splits com outras bandas. Além disso, ele conta com uma faixa inédita, gravada com a atual formação, que curiosamente é a original (excetuando-se pela ausência do vocalista Garian), e que, após idas e vindas de alguns dos membros, voltou a se reunir a partir de 2013. E bem, quem conhece o trabalho dos italianos, sabe exatamente com o que irá se deparar, ou seja, canções fortes, sombrias, com levadas hipnóticas e densas, de uma “tristeza abismal”.

É indiscutível a capacidade que a música do Abysmal Grief possui de cativar o ouvinte. Os vocais de Labes C. Necrothytus seguem, na maior parte do tempo, aquela linha gótica, com poucos momentos mais agressivos, encaixados cuidadosamente quando necessários. Além disso, seus teclados dão um toque especialmente sinistro ao instrumental. Regen Graves mostra uma capacidade ímpar de criar ritmos quase ritualísticos com sua guitarra, gerando assim uma atmosfera para lá de opressiva. Ambos são muitíssimo bem acompanhados por Lord Alastair (baixo) e Lord of Fog (bateria), que formam uma parte rítmica de respeito, pesada, variada, técnica e com coesão de sobra.


O CD abre justamente com a faixa inédita, “Cursed Be The Rite”, que possui melodias realmente inspiradas, além de um uso brilhante do sintetizador. É dessas realmente grudentas. Em seguida, as duas músicas do primeiro single da banda, de 2000, “Exsequia Occulta”, um épico monstruoso de mais de 13 minutos e  “Sepulchre Of Misfortune”, onde os vocais sombrios se destacam. “Hearse” e “Borgo Pass”, do 7”EP Hearse (02), se destacam pelo clima gótico e pendem para o Occult Rock, com algumas ótimas melodias. “Creatures From The Grave” faz parte do split de mesmo nome lançando em conjunto com Tony Tears (que tocou baixo no Abysmal entre 99 e 2000) e tem uma levada um pouco mais rápida que as demais. Já  “Brides Of The Goat”, do split com o dinamarquês Denial Of God, possui uma atmosfera bem escura. Retiradas do 7”EP  The Samhain Feast, temos a faixa título e Grimorium Verum, sendo a primeira carregada de energia e a segunda, se destacando pelos ótimos sintetizadores. Encerrando os trabalhos, “Celebrate What They Fear” e “Chains Of Death” (cover do Death SS), ambas do 7”EP Celebrate What They Fear e que mantêm o altíssimo nível do trabalho. Ficaram de fora algumas faixas inéditas lançadas em splits pós 2012, assim como as que saíram na compilação We Lead the Procession (limitada a 500 cópias), dentre elas, um cover do Bathory e outro do Death SS. Quem sabe no aniversário de 30 anos!

Ao final da audição, mesmo após 78 minutos de (boa) música, fica aquela sensação de que tudo passou em um piscar de olhos. E ai, lá vai você colocar o álbum no repeat. Com atmosferas densas, sombrias e pesadas, o Abysmal Grief dá à nova geração uma verdadeira aula de como mesclar Doom, Occult e Gothic com perfeição. Um trabalho verdadeiramente hipnotizante.

NOTA: 8,5

OBS: Resenha originalmente publicada na October Doom Magazine nº 65. O link para leitura online e/ou download se encontra logo abaixo.

Download e leitura: https://goo.gl/csZQEL

Abysmal Grief é:
- Labes C. Necrothytus (vocal/teclado);
- Regen Graves (guitarra);
- Lord Alastair (baixo);
- Lord of Fog (bateria).

Homepage



Nenhum comentário:

Postar um comentário