sexta-feira, 10 de março de 2017

Torturizer – Faceless (2016) (EP)


Torturizer – Faceless (2016)
(Independente – Nacional)


01. Bloodthirsty (Intro)
02. Faceless
03. Human Collector
04. Torture Machine
05. Carnivore
06. Death Emperor
07. Death Lights

A cena nordestina tem se mostrado muito profícua nos últimos anos, gerando nomes de muita qualidade. Dentro desse panorama, o Maranhão tem se mostrado um dos maiores celeiros de bandas da região. É de lá que vem o Power Trio Torturizer, que aposta em um Thrash Metal calcado nas bandas do cenário alemão, mas com um toque de Death Metal para ajudar ainda mais no quesito brutalidade.

O fato de pender mais para a linha germânica do estilo já é algo positivo, em um cenário onde boa parte dos novos nomes opta por simplesmente emular os grandes nomes da Bay Area. As influências de Death Metal são encontradas principalmente nos vocais, que remetem muito à cena de bandas da Flórida da primeira metade dos anos 90. Aliás, Willian Vieira (também baixista) se sai muito bem nesse sentido, assim como também consegue formar uma parte rítmica bem consistente e técnica ao lado do baterista Wilton Vieira. Já as guitarras de Luís Baldez são responsáveis por alguns riffs para lá de interessantes, além de bons solos.


Vale destacar que o Torturizer não aposta apenas na velocidade o tempo todo, já que possui alguns momentos mais cadenciados aqui e ali, que acabam ajudando a dar certa diversidade ao material. Isso pode ser visto, por exemplo, em canções como “Faceless” e “Human Collector”, dois dos destaques aqui. Já dentre as que apostam mais na velocidade, os destaques ficam com a bem trabalhada “Carnivore” e a diversificada “Torture Machine”, talvez a melhor canção de todo o trabalho.

Gravado, mixado e masterizado por Luis Baldez, Faceless sofre como toda produção independente no Brasil, pecando principalmente pelo excesso de crueza, o que afeta um pouco o resultado final, já que algo um pouco mais trabalhado ajudaria em muito a sonoridade do Torturizer. Mas, obstante isso e mesmo não apresentando nada de novo, o resultado final acaba sendo positivo, já que o potencial de crescimento mostrado aqui nos faz colocar o trio no hall de bandas a serem observadas nos próximos anos. Melhorando um pouco a produção e colocando mais identidade nas canções, estarão mais que prontos para um trabalho completo.

NOTA: 7,0

Torturizer é:
- Willian Vieira (vocal/baixo);
- Luís Baldez (guitarra);
- Wilton Vieira (bateria).

Facebook
Soundcloud
YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário