quarta-feira, 19 de abril de 2017

Quintessente - The Belief Of The Mind Slaves (2016) (Single)


Quintessente - The Belief Of The Mind Slaves (2016) (Single)
(Independente - Nacional)


01- The Belief Of The Mind Slaves
02- Matronæ Gaia (bonus track)

Ter uma banda de Metal no Brasil nunca foi fácil, já que as pedras que se encontram pelo caminho são muitas. Surgido no Rio de Janeiro em 1994, com o nome de Quintessence, o grupo carioca lançou duas demos, The Mask of Dead Innocence (96) e Lonely Seas of a Dreamer (00) e depois entraram em um longo hiato de lançamentos. Em 2015, optaram por fazer uma pequena alteração no nome e agora, finalmente, estão preparando seu álbum de estreia. Mas antes disso, resolveram soltar esse single, para preparar o terreno.

Chama a atenção, positivamente, a sonoridade adotada pelo Quintessente. Ao contrário de boa parte dos nomes que surgem no nosso cenário, que optam por se enveredar por estilos mais tradicionais, o quinteto formado por André Carvalho (vocal), Cristina Müller (teclado/vocal), Cristiano Dias (guitarra), Henrique Bessa (baixo) e Mark Souza (bateria), resolveu apostar em um Death Metal Progressivo, totalmente atual, ao qual adicionam outras influências diversas, de estilos como Gothic, Doom e Metal Tradicional.

Os vocais de André se destacam pela variedade, e ele se sai bem tanto cantando de forma agressiva como mais limpa. Cristina Müller é cirúrgica, tanto nos seus vocais, quanto no teclado, que possui ótimas linhas e é responsável por dar um ar sinfônico à banda. Já Cristiano Dias se sai muito bem na guitarra, despejando bons riffs e melodias, enquanto a dupla Henrique Bessa/Mark Souza, forma uma parte rítmica que esbanja técnica e peso. Indiscutivelmente, “The Belief Of The Mind Slaves” é uma grande música. Os arranjos são ótimos e em muitos momentos, me remeteram à fase atual do Amorphis. A energia que ela emana é incrível e cumpre bem a tarefa de nos deixar ansiosos pelo debut. Já “Matronæ Gaia” é uma faixa tirada da demo Lonely Seas of a Dreamer, e aqui podemos ver o quanto a banda evoluiu sua proposta de 2000 para cá. È uma música que pende mais para o Doom, mas nela já podemos perceber a base da atual sonoridade do Quintessente.



A produção fico por conta de Celo Oliveira e da própria banda, sendo que o primeiro também realizou a mixagem e masterização do mesmo, tudo no Kolera Studio. O resultado final é bom, já que os instrumentos estão bem timbrados, além de claros, audíveis e pesados. Um pouco menos de crueza pode ajudar ainda mais o som do quinteto. De resto, é esperar pelo lançamento do seu debut, programado para esse ano de 2017 e torcer para que tenha a mesma qualidade do que escutamos aqui.

NOTA: 8,0

Quintessente é:
- André Carvalho (vocal);
- Cristiano Dias (guitarra);
- Henrique Bessa (baixo);
- Cristina Müller (teclado e vocal),
- Mark Souza (bateria).

Homepage
Facebook
Twitter
YouTube
Instagram


Nenhum comentário:

Postar um comentário