quarta-feira, 12 de julho de 2017

Imperative Music Compilation – Volume XIII (2017)


Imperative Music Compilation – Volume XIII (2017)
(Imperative Music - Nacional)


Músicas:
01. Venom (Reino Unido) - Long Haired Punks
02. Back To Eden (Austrália) - Back to Eden
03. Sinlust (França) - Streams Attraction
04. Exit (Suíça) - I Scream
05. My Own Ghost (Luxemburgo) - Life On Standby
06. Teska (França) - Dark Side
07. Fall (EUA) - Cinis
08. Elysian Gates (Luxemburgo) - Broken Inside
09. Boneco Voodoo (Brasil) - Eternal Night
10. Hardstuff (Brasil) - I Believe (live)
11. The Wild Child (Itália) - Thank’s
12. Quinta Essentia (EUA) - The Stone as a Key
13. Dark Desolation (Índia) - Spasmodic Coitus
14. Vulcano (Brasil) - Daughters of Pagan Rituals
15. Core Divider (Brasil) - Drown the Lies
16. Dying Suffocation (Brasil) - Tears Falling
17. Amethyst (Costa Rica) - The Timekeeper
18. Enchantress (Bélgica) - Mistress of Fire
19. Katharsiis (Brasil) - Up The Light
20. Sex Psych Love (Brasil) - The Ocean
21. Sancta (Brasil) - Lost Place
22. Hot Hell Room (França) - No Perfect Flag
23. Francis Lima (Brasil) - Weird
24. Tchandala (Brazil) - Beyond the Power
25. Snow I.U. (Suécia) - The Lone Wolf
26. Cruxvae (EUA) - Dark Times Ahead
27. South Hammer (Brasil) - Harley My Motorcycle
28. SxAxT (Japão) - Kill or Be Killed
29. Maverick (Brasil) - Upsidown
30. Erebos (Japão) - Erebos
31. Numbness (Brasil) - Urbanoids
32. Shady Glimpse (Japão) - Zombie Spiral

Videos:
01. Venom (Reino Unido) - Long Haired Punks
02. Back To Eden (Austrália) - Temptation
03. Sinlust (França) - Red Priestess
04. Exit (Suíça) - I Scream
05. My Own Ghost (Luxemburgo) - Crystal Ball
06. Teska (França) - The Outcome
07. Fall (EUA) - Soul Ignition
08. Elysian Gates (Luxemburgo) - Human Infection
09. Boneco Voodoo (Brasil) - Eternal Night
10. Hardstuff (Brasil) - I Believe (live)
11. The Wild Child (Itália) - Thank’s
12. Quinta Essentia (EUA) - The Stone as a Key
13. Dark Desolation (Índia) - Spasmodic Coitus
14. Vulcano (Brasil) - The Devil Escaped from Earth
15. Core Divider (Brasil) - Drown the Lies
16. Dying Suffocation (Brasil) - When I Die
17. Amethyst (Costa Rica) - The Timekeeper
18. Enchantress (Bélgica) - Bend Over Backwards
19. Katharsiis (Brasil) - Up The Light
20. Sex Psych Love (Brasil) - Country Boy
21. Sancta (Brasil) - Lost Place
22. Hot Hell Room (França) - Chameleon
23. Francis Lima (Brasil) - Weird
24. Tchandala (Brazil) - Beyond the Power
25. Snow I.U. (Suécia) - The Lone Wolf
26. Cruxvae (EUA) - Dark Times Ahead
27. South Hammer (Brasil) - Harley My Motorcycle
28. SxAxT (Japão) - Sneak the Snake
29. Maverick (Brasil) - Upsidown
30. Erebos (Japão) - Live at Shinsaibashi Paradigm 2016/12/03
31. Numbness (Brasil) - Urbanoids
32. Shady Glimpse (Japão) - Suicidal Gamber

As coletâneas da Imperative Music não só sempre primaram pela qualidade, como também por seu alcance global. E nesse último caso, ele se dá não só pela distribuição da mesma, que ocorre na Europa, Ásia, Estados Unidos e Brasil, como também por reunir bandas de praticamente todos os continentes, dando assim um panorama do underground metálico em todo o mundo, já que existem representantes até mesmo de países com pouca tradição, como Luxemburgo, Índia e Costa Rica. Em seu 13º volume, temos uma inovação, já que pela primeira vez a mesma não vem em CD, mas em um DVD-Rom, permitindo assim um novo formato.

Neste caso, temos 32 bandas de praticamente todos os continentes (exceto África e Antártica), que apresentam não só músicas como também vídeos, que em sua maioria diferem das primeiras. Assim, boa parte dos nomes presentes comparecem com duas composições, o que ajuda na missão de dar um panorama mais amplo de seus trabalhos. Claro que, como em toda coletânea, temos altos e baixos, como também falta uma linearidade em matéria de estilos, já que praticamente todos são abarcados, mas, ainda assim, na maior parte do tempo o nível é mais alto e o ouvinte terá a oportunidade de conhecer alguns nomes bem interessantes.

Vamos começar pelos nomes oriundos do Brasil, que são nada menos que 13. Destes, um dispensa qualquer tipo de apresentação, pois se trata do mais que lendário Vulcano, que nos presenteia com duas autênticas pérolas, “Daughters of Pagan Rituals” e “The Devil Escaped from Earth”. O Boneco Voodoo, banda oriunda de Mogi Guaçu (SP), apresenta um Dark Rock bem denso e muito competente, que vale a pena conhecer. O paulistano Hardstuff nos apresenta seu já conhecido Hard Rock, com ótimas melodias, energia e refrão grudento, aqui gravado ao vivo, enquanto o Core Divider mostra um Thrash/Groove Metal violento, bruto e com uma pegada bem moderna. Muito, mas muito bom! Outro nome conhecido em nossa cena é o Dying Suffocation (resenha aqui), com seu Death/Doom de primeiríssima linha, que aqui comparece com duas composições, “Tears Falling” e “When I Die”. Já o Katharssis se envereda pelos lados do Power Metal Melódico e não acrescenta absolutamente nada de novo, fazendo apenas o básico, sem procurar sair do lugar-comum em que o estilo se enfiou desde meados da década de 2000. Enquanto isso, o curitibano Sex Psych Love nos apresenta duas faixas que diferem entre si, mas em ambas mostrando uma pegada que remete aos anos 70. Se “The Ocean” pende mais para aquele Progressivo setentista, “Country Boy” não nega o título e cai para o lado do Southern Rock, com toques interessantes de Classic Rock. Sem dúvida, algumas das bandas que mais curti escutar nessa coletânea. 


Continuando a falar das bandas brasileiras, também temos o Sancta (resenha aqui), que mostra seu Hard/Heavy competente, com um daqueles refrões pra lá de grudentos. Outro que representa bem o Hard Rock com pegada oitentista é Francis Lima, com bom peso e melodia. Comprovando que o brasileiro é apegado às sonoridades mais tradicionais e que sabe fazer isso com competência, o sergipano Tchandala chega com uma faixa de seu 1º álbum, de 2012, apresentando um Heavy Metal pesado e com boas melodias. Vale lembrar que, após um hiato de 5 anos, a banda está para lançar um novo álbum, com algumas participações especiais bem interessantes. O South Hammer vem do Rio Grande do Sul, apresentando uma sonoridade que, segundo a banda, mescla Heavy, Speed, Thrash e Black Metal. Para mim, soou mais como uma mescla de Motörhead com NWOBHM e vocais mais agressivos. Tem bons momentos, mas a produção pode melhorar um pouquinho e a letra, uma ode aos motociclistas e à Harley-Davidson, soa um pouco pobre. É uma banda em estado de maturação. O Maverick (resenha aqui) é outro nome que dispensa apresentação com seu Thrash poderoso e carregado de groove. A última banda brasileira presente é o Numbness, oriundo de Manaus, que também aposta no Thrash Metal, mas com uma pegada mais old school, com bons resultados.

Dentre os nomes internacionais, a Imperative mantêm a tradição de contar com ao menos um medalhão do estilo, e aqui o escolhido foi ninguém menos que o Venom, com a ótima “Long Haired Punks”. Podem ser citadas como destaque aqui o Heavy Metal Tradicional do australiano Back To Eden, o Death Metal brutal do suíço Exit, o ótimo My Own Ghost, banda oriunda de Luxemburgo que faz um Rock Alternativo com alguns toques de Pós-Punk muito interessantes e com uma excelente vocalista, Julie Rodesch, o Modern/Groove Metal do francês Teska, o Death Metal Melódico e altamente técnico do americano Fall, o Metal Sinfônico do Elysian Gates, outro representante de Luxemburgo aqui, que também conta com uma ótima vocalista, Noémie Leer e o Melodic Hard Rock do francês Hot Hell Room. Do Japão, temos 3 outros destaques: o Thrash/Crossover do SxAxT, o Death Metal Melódico na veia do Arch Enemy praticado pelo Erebos, que conta com a ótima Ruki nos vocais, e o Thrash metal furioso do Shady Glimpse.

E mais uma vez a Imperative nos entrega um produto de primeiríssima qualidade. A masterização, que conseguiu dar uma unidade a todo o trabalho, foi realizada pelo francês Gwen Kerjan, enquanto a capa foi obra de Julio Souza, da Obscure Art. Já a arte interativa do DVD ficou por conta d´Lufra Studio. O volume XIV já está sendo preparado para sair, e só nos resta esperar que mantenham a alta qualidade de seus antecessores.

NOTA: 8,0

Homepage
Facebook
Twitter

Nenhum comentário:

Postar um comentário