quarta-feira, 20 de dezembro de 2017

Somberland - Pest'Ology (2017)


Somberland - Pest'Ology (2017)
(Heavy Metal Rock - Nacional)


01. Pest’Ology
02. Here Has No Place for God
03. Fallen Angel
04. Forever Dark Wood
05. Dark Silence of Death
06. Wrath of the Tyrant
07. Into the Frost
08. Sadistic Instincts Arise
09. …When Future No Matter

Vem do Sul do Brasil, mais precisamente de Cricíuma/SC, mais um novo nome para o cenário da música extrema nacional. Apesar de surgido apenas em 2015, o Somberland já havia chamado a atenção dos que acompanham nosso underground mais de perto, com o EP Dark Silence of Death, lançado no ano passado, e eis que sem perder muito tempo, já trataram de soltar seu debut, Pest’Ology, que está sendo lançado pelo tradicional selo Heavy Metal Rock, o que por si só já gera grandes expectativas sobre a boa qualidade do material.

Musicalmente, o que temos aqui é um Black Metal que se aproxima daquele feito pelas bandas suecas, em uma linha mais tradicional do estilo, mas que consegue encontrar espaço para algumas boas melodias aqui e ali, além de variar bem os andamentos, indo desde passagens mais velozes até outras bem cadenciadas. Os vocais de E. Nargoth se mostram bem agressivos, em uma linha mais rasgada. Ele também é o responsável pelo baixo e forma uma boa parte rítmica ao lado de W.A.G.. Já a dupla de guitarristas formada por Diavolus e Dmortest é responsável por riffs gélidos e afiadíssimos, daqueles que cortam fundo na carne.


Na abertura, com a faixa título, o Somberland mostra que não está para brincadeira. Alternando momentos velozes com outros cadenciados, esbanjam ódio por todos os poros. Destaque aqui para os ótimos riffs. A enérgica “Here Has No Place for God” mantém o nível de escuridão lá no alto, e possui agressividade de sobra. “Fallen Angel” é bem arrastada e possui um clima sombrio, enquanto “Forever Dark Wood” traz de volta momentos mais velozes e muito peso. A cadência volta com “Dark Silence of Death”, bruta e opressiva, mostrando que a variedade é um dos pontos altos aqui, e se mantém com a ótima “Wrath of the Tyrant”. “Into the Frost” surge bruta como um rolo compressor (há algo de Marduk aqui), enquanto “Sadistic Instincts Arise” e “…When Future No Matter” encerram o álbum de forma mais cadenciada e sepulcral, com intensidade de sobra e algumas passagens mais climáticas e melódicas.

Produzido pela banda e por Orland Junior, que também foi o responsável pela mixagem e masterização, temos aqui um resultado final muito bom, com todos os instrumentos soando claros e audíveis, mas ainda assim com agressividade de sobra e aquela dose de crueza exata para a música do quarteto (algo que muitas bandas nacionais erraram a mão esse ano). Já a capa é mais uma belíssima obra do Mestre Marcelo Vasco e te remete diretamente ao período da peste negra, que dizimou 1/3 da população europeia no século XIV. O belíssimo layout e design do encarte foi feito por L. Vulcan. Ríspido, agressivo e sombrio, Pest'Ology é uma belíssima estreia, e coloca desde já o Somberland entre as bandas com maior potencial de crescimento do nosso cenário na atualidade.

NOTA: 8,0

Somberland é:
- E. Nargoth (vocal/baixo);
- Diavolus (guitarra);
- Dmortest (guitarra);
- W.A.G. (bateria).

Facebook
Soundcloud
YouTube
Heavy Metal Rock (CD)


Nenhum comentário:

Postar um comentário