quarta-feira, 31 de janeiro de 2018

Torture Squad - Far Beyond Existence (2017)


Torture Squad - Far Beyond Existence (2017)
(Secret Service Records - Nacional)


01. Don’t Cross My Path
02. No Fate
03. Blood Sacrifice
04. Steady Hands
05. Hate (feat. Dave Ingram)
06. Hero for the Ages
07. Far Beyond Existence
08. Cursed by Disease (feat. Edu Lane)
09. You Must Proclaim (feat. Luiz Louzada)
10. Just Got Paid (ZZ Top cover) (feat. Alex Camargo)
11. Torture in Progress (Instrumental) (feat. Marcelo Schevano)
12. Unknown Abyss

Com mais de 25 anos de carreira, o Torture Squad marcou seu nome a ferro e fogo na história do Metal brasileiro. Far Beyond Existence é seu 8º álbum de estúdio (há também em sua discografia 3 EP’s e 2 álbuns ao vivo), e é o primeiro trabalho completo a contar com a nova formação, que tem a vocalista Mayara “Undead” Puertas e o guitarrista Rene Simionato, que já haviam estreado no EP Return of Evil, de 2016. Após um tempo ajustando as engrenagens, trataram de entrar em estúdio e fazer o que mais entendem, Thrash/Death de qualidade!

Em Far Beyond Existence temos o que o Torture Squad faz de melhor, ou seja, Thrash/Death, pesado, bruto, sem invenções e modernidades. E convenhamos, quando bem-feito, não se precisa inovar. Os vocais de Mayara se mostram ainda melhores que em Return of Evil, sempre soando agressivos e variando entre o rasgado e o gutural. A guitarra de Rene despeja ótimos riffs, que se destacam pelo peso, além de solos, que apresentam boas melodias. Já Castor (baixo) e Amílcar (bateria) dispensam qualquer tipo de apresentação, já que formam uma das melhores partes rítmicas do Metal nacional. E para enriquecer ainda mais o resultado, temos as participações especiais de Dave Ingram (ex-Benediction, ex-Bolt Thrower), Edu Lane (Nervochaos), Luiz Carlos Louzada (Vulcano, Chemical Disaster), Alex Camargo (Krisiun) e Marcelo Schevano (Golpe de Estado, Casa das Máquinas, Carro Bomba).

De cara, temos a veloz e bruta “Don’t Cross My Path”, mesclando bem Thrash/Death, com riffs fortíssimos e um belo trabalho da parte rítmica. “No Fate” já deixa claro o que esperar em sua introdução e soa como uma hecatombe nuclear, tamanho peso e agressividade. “Blood Sacrifice” usa de elementos orientais em sua introdução que casam perfeitamente com a letra e se destaca não só pelo belo trabalho de bateria, como pelos bons vocais. “Steady Hands” traz mais variedade e cadência ao trabalho, possuindo boas melodias, enquanto “Hate” faz mais do que jus ao seu nome, soando furiosa, esmagadora, e com destaque para a participação de Dave Ingram, que faz alguns vocais. A primeira metade do CD se encerra com “Hero for the Ages”, com todo o seu peso e riffs afiadíssimos e cortantes.


A segunda metade abre com “Far Beyond Existence”, que segue uma linha mais Thrash e mostra uma variação interessante, com uma cadência muito legal. “Cursed by Disease” conta com a participação de Edu Lane, e pende mais para o Death, seguindo uma linha mais tradicional, esbanjando peso, ótimos riffs e vocais furiosos. Já em “You Must Proclaim”, violenta e que pende mais para o Thrash, a participação é de Luiz Carlos Louzada, que faz uma ótima dupla com Mayara. Vale destacar também os riffs de Rene. “Just Got Paid” é uma das faixas bônus aqui presentes e é duplamente inusitada, não só por ser um cover do ZZ Top, como por contar com os vocais, limpos, de Alex Camargo. E querem saber? Ficou muito legal! “Torture in Progress” é uma instrumental muito legal, técnica, intrincada e que se destaca pelo uso do Hammond, cortesia de Marcelo Schevano, que acaba dando um toque meio Deep Purple para a música. Encerrando, a sombria “Unknown Abyss”, que teria ficado perfeita se colocada como introdução abrindo o CD.

A produção e mixagem ficaram por conta da banda, de Tiago Assolini e Wagner Meirinho, sendo que esse último foi o responsável pela masterização. O resultado final é ótimo, pois apesar de tudo bem claro e audível, ainda assim a música do quarteto soa pesada e absurdamente agressiva. Já a capa ficou por conta de Rafael Tavares (Chaos Synopsis, Querion, Ocultan, Coldblood, Desdominus), com o encarte feito por João Duarte (Angra, Circle II Circle, Woslom, Hangar) alinhando-se ao conteúdo musical e lírico do trabalho. Vale dizer que o CD vem embalado em um slipcase e conta com um encarte adicional com a tradução das músicas. Com uma formação cada vez mais entrosada e talento de sobra, o Torture Squad nos entregou em Far Beyond Existence um trabalho de qualidade inquestionável.

NOTA: 8,5

Torture Squad é:
- Mayara “Undead” Puertas (Vocal)
- Rene Simionato (Guitarra)
- Castor (Baixo)
- Amílcar Christófaro (Bateria)

Músicos convidados:
- Dave Ingram (Vocal em “Hate”)
- Edu Lane (Narração em “Cursed by Desease”)
- Luiz Louzada (Vocal em “You Must Proclaim”)
- Alex Camargo (Vocal em “Just got Paid”)
- Marcelo Schevano (Hammond em “Torture in Progress”)

Homepage
Facebook
Twitter
YouTube


Nenhum comentário:

Postar um comentário